Governo estuda expansão de metro do sul do Tejo à Costa de Caparica

Estudo que pode levar metro à Costa será apresentado este mês, garante o ministro do Ambiente

O estudo sobre a expansão do metro do sul do Tejo contempla uma ampliação para poente do concelho de Almada, até à Costa de Caparica, bem como para nascente, revelou o ministro do Ambiente e da Ação Climática. João Pedro Matos Fernandes, que tutela os transportes urbanos, foi ouvido esta quarta-feira no na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. Numa resposta ao deputado do PS Filipe Pacheco (eleito pelo círculo de Setúbal), Matos Fernandes referiu que, durante o mês de Fevereiro, será apresentado o relatório do estudo sobre a expansão do Metro Transportes do Sul, que atravessa Almada e Corroios, já no concelho do Seixal. Este projeto foi pensado há mais de 30 anos, sendo desejado pelas populações e autarquias do distrito de Setúbal como um meio de transporte unificador do Arco Ribeirinho Sul, que permitiria unir os concelhos do Seixal, Almada, Barreiro e Moita. No entanto, quase 14 anos depois do primeiro troço, o metro nunca chegou nem à Moita nem ao Barreiro como estava previsto no plano original da rede. E algum dia chegará? Ninguém sabe responder.
Costa de Caparica pode ter Metro em breve 

"A indicção que temos, sublinho, porque o relatório ainda não foi entregue, é que foi contemplada a expansão para poente do concelho de Almada, até à Costa de Caparica, quer para nascente", disse Matos Fernandes.
De acordo com o ministro, enquanto “'Light Rail Vehicle [LRV]', metro ligeiro, haverá procura para a sua expansão até poente, até à Costa de Caparica, para nascente não há procura que justifique um 'light rail', mas sim um BRT ['Bus Rapid Transit', na sigla em inglês]”, ou seja, uma via dedicada a autocarros.
Matos Fernandes salientou, contudo, que a análise “ainda terá de ser feita”, recusando que seja tomada uma decisão baseada somente em dados da procura.
“Não se pode bastar apenas dos dados da procura, são fundamentais, mas também tem de ver com a infraestrutura que já existe, com o custo da infraestrutura e com o facto de haver aqui material circulante em excesso”, sublinhou o ministro. 
O Metro Sul do Tejo é um metropolitano de superfície, elétrico, que circula nas principais artérias da cidade de Almada, pela EN10 até Corroios e nas vias urbanas do Monte de Caparica, aproveitando o traçado da via alternativa ao Monte de Caparica, 
Este é, aliás, um desejo "já muito antigo", dos munícipes do concelho de Almada: O de levar o metro mais perto das praias da Caparica mas quem a empresa, gestora da rede, nunca achou "viável".  

Um metro que ficou a meio caminho 
Metro foi pensado para quatro concelhos 
Este projeto foi pensado há mais de 30 anos, sendo desejado pelas populações e autarquias do distrito de Setúbal como um meio de transporte unificador do Arco Ribeirinho Sul, que permitiria unir os concelhos do Seixal, Almada, Barreiro e Moita. No entanto, quase 14 anos depois do primeiro troço, o metro nunca chegou nem à Moita nem ao Barreiro - e parece ainda longe desses lugares - nem se alongou muito para dentro dos concelhos do Almada e Seixal, como estava no plano original da rede 
O primeiro troço do Metro Sul do Tejo. entrou em funcionamento a 30 de Abril de 2007, ligando Corroios, no concelho do Seixal, à Cova da Piedade, no concelho de Almada, num troço com 4 Km. Só em Novembro de 2008 ficou concluída a primeira fase da infraestrutura, com três linhas a funcionar, numa extensão de 13,5 km, abrangendo interfaces de transportes públicos, zonas comerciais, universidades e áreas de grande densidade populacional, quer em Almada quer no Seixal.
Há três anos, o executivo da Câmara do Seixal dizia que era urgente que se concretiza-se a "2.ª e a 3.ª fase, que ligará os quatro concelhos: Almada, Seixal, Barreiro e Moita (Baixa da Banheira)". 
A conclusão destas fases do Metro Sul do Tejo, dizia a autarquia, "trará mais qualidade de vida aos cidadãos por ser um meio de transporte confortável, seguro e rápido". 
Na altura, a Câmara do Seixal lembrava que o Metro Sul do Tejo, "traz também menos ruído e melhor qualidade do ar, contribuindo assim para um melhor ambiente. Para além de tudo isto, é um impulso à melhoria das condições globais da economia desta área e como tal um fator de atração de investimento e de fixação de pessoas".
O Metro Sul do Tejo. transporta por dia, em média, cerca de 33 mil pessoas entre os concelhos de Almada e Seixal, ligando a universidade da Caparica, Cacilhas e Corroios. A ligação entre os concelhos do Seixal e Barreiro está prevista na 3.ª fase do projeto do Metro Sul do Tejo, através de uma nova ponte ferroviária a construir. Numa data que ninguém aponta. 


Comentários