Equipa municipal assegura rastreios em Setúbal

13 técnicos superiores fazem inquéritos epidemiológicos no âmbito da covid-19

A Câmara de Setúbal disponibilizou mais de "uma dezena de funcionários para apoiar as unidades de saúde pública do concelho na elaboração de inquéritos epidemiológicos no âmbito da covid-19", diz a autarquia em comunicado. A equipa, composta por 13 técnicos superiores, com telemóveis disponibilizados pela autarquia, iniciou os inquéritos epidemiológicos a 22 de Janeiro. Os elementos, diz ainda o comunicado do município, "receberam formação especializada para a realização destes inquéritos epidemiológicos, fulcrais para identificar e interromper cadeias de transmissão de covid-19, ministrada pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, que coordena os inquéritos". 
Autarquia reserva técnicos para inquéritos epidemiológicos

O grupo, a exercer funções em regime de teletrabalho, assegura contactos todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.
Cada contacto de inquérito e respetivo procedimento envolvente pode durar, em média, entre 40 a 60 minutos.
"A mobilização destes recursos humanos para a execução desta tarefa acelera a realização dos inquéritos epidemiológicos, o que permite reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes infetados por covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância ativa", explica a Câmara de Setúbal. 
Esta ação constitui "uma resposta à mobilização de funcionários públicos para reforço da realização de inquéritos epidemiológicos definida no Estado de Emergência", conclui a nota de imprensa da autarquia sadina. 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários