Cerca de 100 botijas de gás explodiram em Sesimbra

Várias explosões registadas em depósito de gás provocou "grande susto" no concelho 

Um incêndio num barracão localizado numa quinta entre as localidade de Aiana de Cima e Alfarim, em Sesimbra, causou ao final da noite de sexta-feira a explosão de várias botijas de gás, sem provocar vítimas, disse fonte dos bombeiros de Sesimbra. O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal disse à agência que o incêndio deflagrou num barracão, que tinha no seu interior um automóvel e "várias garrafas de gás" que acabaram por explodir. A mesma fonte não soube precisar o número de explosões, apenas adiantando que foram "várias", sem causar vítimas. Os bombeiros acrescentam ainda que o local das explosões não se situa perto de habitações. Francisco Jesus, presidente da Câmara de Sesimbra, diz que o que aconteceu "foi um grande susto" e que é preciso "averiguar a causa deste incêndio". 
Explosão causa susto em Sesimbra. Foto: Global Imagens

Várias explosões de forte impacto foram ouvidas na noite deste sexta-feira em Alfarim, em Sesimbra. As detonações terão sido provocadas por um incêndio que atingiu botijas de gás. 
O alerta foi dado às 23h15 horas de sexta-feira e, segundo disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, as primeiras indicações apontavam para "um incêndio num barracão onde estava um veículo e várias garrafas de gás". Com os meios de socorro no local e após o incêndio ser dominado, por volta da meia-noite e meias, veio a confirmar-se que "foram cerca de cem botijas de gás butano e propano que explodiram", declarou Francisco Luís, vereador da Proteção Civil, às duas horas da madrugada deste sábado.
Francisco Jesus, presidente da Câmara de Sesimbra, confessa que foi "um grande susto". Na sua página na rede social Facebook, explicou que "as explosões ouvidas em todo o território de Sesimbra foram num armazém de gás, na zona da Roça (entre Alfarim e Aiana)". Confirmou ainda que "não há para já vítimas a registar. Apenas danos materiais".
À SIC Notícias, o autarca garantiu que "ouviu e sentiu as explorações consecutivas" assim como "viu os clarões das explosões".  O som do rebentamento das botijas ouviu-se nos concelhos de Setúbal e Palmela mas, disse ainda Francisco Jesus, "o susto foi muito grande para quem vive nas zonas mais próximas mas, felizmente, não houve feridos nem vitimas a lamentar". 
Francisco Jesus garantiu que a situação está controlada e não há perigo de incêndio. Diz também que, apesar de existir uma moradia perto, ninguém estava no local no momento da explosão.
"Vi um clarão e ouvi a explosão a quilómetros de distância", admitiu o autarca, sublinhando que ainda não são conhecidas as causas, alertando para que as pessoas não ocorram, neste sábado à zona, para que os "bombeiros e a proteção civil possam fazer o trabalho de limpeza e investigação". 
As várias explosões que se sucederam ao incêndio alarmaram os habitantes da região, sendo muito fortes e, por isso, visíveis e "audíveis a alguns quilómetros de distância", segundo indicou o vereador Francisco Luís e como comprovam os muitos vídeos que foram divulgados por habitantes da zona.
O armazém situa-se numa quinta, numa "zona florestal, com pinheiro manso e pinheiro bravo", não estando localizado perto de habitações. "Há alguns danos materiais mas sem danos pessoais. Está a decorrer o rescaldo e de manhã vai ser feita uma avaliação" das condições do armazém, bem como das causas do incêndio, explicou o vereador da Proteção Civil de Sesimbra.
Para o local foram mobilizados 21 veículos e 45 operacionais dos Bombeiros de Sesimbra, GNR e Proteção Civil.

Comentários