Alcochete está atento à população em dificuldades

Autarquia tem estado na "primeira linha" do combate à pobreza e ao isolamento social do concelho

Em reunião de câmara de Alcochete, a vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde, Maria de Fátima Soares, fez um balanço da atividade desenvolvida pelo município neste inicio de ano no âmbito da ação social. A autarca referiu que o município, nesta área de intervenção, estabeleceu "uma parceria com os Grupos Socio-caritativos de Alcochete e de Samouco, com a Cáritas da Atalaia (que faz atendimento social aos residentes na Fonte da Senhora e no Passil), com o Centro Comunitário Cais do Sal e com a Associação Os Canitos", sublinhou Maria de Fátima Soares. A autarquia tem estado na "primeira linha" do combate à pobreza e ao isolamento social do concelho, onde tem ajudado - em várias áreas - diversas pessoas e instituições. 
Autarquia tem ajudado pessoas em dificuldades 


“Os serviços prestados têm sido o apoio social às famílias com dificuldades e carência económica, às famílias que estão confinadas por estarem infetadas e às famílias confinadas por outras situações, aos idosos que se mantêm isolados por diversos motivos, aos idosos que se mantêm isolados com necessidades especiais redobradas e ainda, como tem sido feito desde o início da pandemia, o apoio à obtenção de medicamentos, marcação de consultas e aquisição de bens de primeira necessidade”, disse a autarca.
Maria de Fátima Soares referiu que o município faz a gestão da rede de apoio à atividade do Banco Alimentar no concelho: “a autarquia disponibiliza os meios necessários, quer com viaturas, quer com recursos humanos, para a recolha e distribuição de alimentos provenientes da rede de emergência do Banco Alimentar contra a Fome e também faz o serviço de recolha junto de várias empresas sedeadas no concelho, que colaboram com excedentes de stocks e com campanhas alimentares, e junto dos particulares, que dão donativos”.
No mês de Janeiro, os serviços municipais receberam mais 14 pedidos de apoio por parte das famílias, a acrescentar ao número de famílias que estão já sinalizadas, e fez oito apoios alimentares a famílias confinadas devido à covid-19. Os números da atividade social neste mês são ainda os seguintes: entregas de bens alimentares ao domicílio a 44 famílias; atendimento de apoio social a 22 famílias; atendimento de pedido de receita médica a 16 pessoas; novos pedidos para atendimento da ação social a 8 pessoas; atendimento para marcação de consulta médica na zona rural a 24 pessoas; atendimento psicossocial a 11 pessoas; retirada de lixo doméstico a duas famílias confinadas; e passeio de animais domésticos, solicitado por uma família e assegurado pela Associação Os Canitos.

Combate à pobreza e ao isolamento social
Crise pandémica e económica provoca carências básicas
A vereadora informou ainda que o Setor de Desenvolvimento Social contacta todas as semanas os idosos que estão mais isolados e lembrou que se mantém em funcionamento o serviço de teleassistência a 20 idosos, implementado gratuitamente há dois anos pelo município, que permite “um contacto muito profícuo e muito próximo”.
O presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, também salientou o trabalho em rede do município e as diferentes instituições no âmbito do combate à pobreza e ao isolamento social: “quando a própria Autoridade de Saúde local deteta, no desenvolvimento daquilo que é a sua missão, alguma carência, essa carência é automaticamente encaminhada para o nosso serviço de ação social. Há de facto um trabalho em rede que envolve não só os trabalhadores da câmara municipal mas todas as restantes equipas no terreno, a corporação dos bombeiros, a GNR, a Autoridade de Saúde e os Grupos Socio-caritativos.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários