Turismo defende que é “urgente” decidir aeroporto do Montijo

Construção demora quatro anos e obra é "importante" lembra a Confederação do Turismo de Portugal

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, considera que é “urgente” que haja uma decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa, nomeadamente no Montijo. Em entrevista à TSF, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal considera que o país não pode perder mais tempo a debater a construção de um novo aeroporto em Lisboa. De acordo com Francisco Calheiros "é super urgente tratar disso. Estou muito preocupado com esta situação porque este estudo de Impacto Ambiental Estratégico vai dar para mais um ano ou dois. Tínhamos de estar a construir hoje o Montijo". 
Aeroporto do Montijo ainda deve ser opção principal

Em entrevista à TSF, quando questionado sobre se faria sentido debater uma nova localização para um segundo aeroporto em Lisboa durante o contexto de pandemia, Francisco Calheiros disse que o país não tem tempo a perder, até porque a construção da infraestrutura demoraria várias anos.
“Vamos fazer um cenário: [a opção] Montijo é a mais rápida. Se decidirmos hoje – e está longe de acontecer – que vamos começar a construir o Montijo são precisos quatro anos. Estaremos em pleno, a correr bem, em Janeiro de 2025”, disse o presidente da Confederação do Turismo de Portugal.
Francisco Calheiros defendeu ainda a manutenção da Portela. “É o mais rápido, é o mais barato e mantém a Portela. Não nos convém esquecer que o Montijo não é um supermercado; já é uma infraestrutura aeroportuária. É mais rápido de fazer que qualquer outra. Além disso, como disse, mantém a Portela. A Portela é uma vantagem competitiva para os city-breaks que há em Lisboa”, adiantou.
A ANA - a gestora dos aeroportos em Portugal já disse que está pronta para começar a construir em Abril desde ano. Uma informação que agrada a Francisco Calheiros. "E é isso que temos de fazer. Que alternativas vamos ter?! Vamos decidir ou vai haver uma conclusão que o Montijo é que era a solução?! Perderemos dois anos. Vai se decidir que é outra solução qualquer, por exemplo, a que se fala de Alcochete?! Em relação a Alcochete, não tenho os dados todos, porque já vi estudos que defendem e que atacam. O Montijo tem uma razão muito importante", disse o líder da Confederação do Turismo de Portugal. 

Comentários