Setúbal reforça capacidade de rastreio e começou vacinação nos lares

Concelho vai vacinar todos os idosos dos lares e tem equipa de rastreio de saúde pública 

A capacidade de rastreio da saúde pública no concelho de Setúbal é reforçada com uma nova equipa dedicada à realização de inquéritos epidemiológicos, os quais decorrem no âmbito das medidas de contenção da pandemia de covid-19. Esta nova equipa, de caráter multidisciplinar, é composta por 10 elementos do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, por uma dezena de funcionários da Câmara de Setúbal e por seis estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. A notícia foi avançada nesta segunda-feira, dia em que arrancou a vacinação contra a covid-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas no concelho de Setúbal. 
Equipa multidisciplinar pronta para ir para a rua 

Os elementos desta nova equipa da saúde pública do concelho de Setúbal estiveram, ao longo desta segunda-feira, a receber formação especializada para a realização destes inquéritos epidemiológicos, fulcrais para identificar e interromper cadeias de transmissão de covid-19.
"A mobilização destes recursos humanos para a execução desta tarefa permite, por um lado, acelerar a realização de inquéritos epidemiológicos e, por outro, reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes com covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância ativa", refere a autarquia. 
O reforço da saúde pública nesta área de intervenção advém da necessidade de dar uma "resposta mais célere e ativa em termos de comunicação e, em simultâneo, pela crescente pressão que o concelho de Setúbal tem vindo a registar em termos de casos ativos de infeção por covid-19", diz ainda o município sadino. 
Lares do concelho vacinados esta semana 
Residentes dos lares serão vacinados esta semana
A vacinação contra a covid-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas no concelho de Setúbal iniciou-se nesta segunda-feira. 
A medida está inserida na primeira fase do plano nacional de vacinação, a decorrer desde 27 de Dezembro, a qual contempla a inoculação de grupos considerados prioritários, casos de profissionais e residentes em lares.
No concelho de Setúbal, a vacinação é conduzida em todas as estruturas residenciais para pessoas idosas legalizadas e em situação ilegal que não tenham surtos ativos de covid-19.
"A vacinação, com um total de 1800 doses de vacinas disponíveis, a realizar entre os dias 18 e 20, abrange um total de 32 lares em todo o território do concelho de Setúbal", explica a autarquia. 
A execução desta tarefa é assegurada por "oito equipas de profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, formadas por 32 enfermeiros e oito médicos", explica a Câmara de Setúbal. 
A estas equipas que estão no terreno acresce um conjunto de profissionais com responsabilidade de registo de todos os utentes vacinados ao longo dos três dias nos lares de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários