Pior dia da pandemia mata 50 pessoas em Setúbal e enche hospital de Almada

Domingo negro espalhou tragédia em Setúbal onde morreram 50 pessoas e há 3855 casos ativos

Todos os dias é "o pior dia de sempre" da pandemia. No dia em que Portugal ocorreu às urnas de voto, o país perdeu mais 275 pessoas para a doença. 18 por cento dos óbitos ocorreram no concelho de Setúbal que, num só dia, viu partir 50 cidadãos por covid-19, o "maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia", refere a Câmara de Setúbal. A situação agrava-se também em Almada onde, o hospital Garcia de Orta apela à população de Almada e Seixal para que recorram primeiro, em caso de doença, aos centros de saúde e médico de família, [do Laranjeiro e da Cruz de Pau] devido à sobrelotação da unidade hospitalar, que está com uma taxa de ocupação de 309 por cento e cada vez "com menos espaço" para dar resposta a tantos doentes ao mesmo tempo. Neste momento, são quatro as variantes mais predominantes do novo coronavírus. Três delas já estão em Portugal. Além da estirpe mais comum, e da britânica, por cá já foi identificada também a variante da África do Sul. Falta a variante brasileira que, com os voos a funcionar entre os dois países, pode chegar a qualquer momento.
Cidade bateu recorde de mortos este domingo 

Este foi um domingo negro em Setúbal. Segundo informou a autarquia sadina neste domingo morreram 50 pessoas com covid-19 no concelho. "Setúbal registou os piores números desde o início da pandemia. Mais 245 casos e 50 óbitos a lamentar", disse a  Câmara Municipal. Já perderam a vida 155 pessoas com a doença desde Março, em Setúbal, quase metade só este domingo. 
O total de casos ativos no concelho corresponde a 3855. Desde o início da pandemia o município já registou 7857 casos, destes, 3847 correspondem a recuperados. 
De acordo com o relatório de situação epidemiológica, também publicado este domingo pela Direção-Geral da Saúde, a Região de Lisboa e Vale do Tejo, que inclui os concelhos com maior densidade populacional do distrito de Setúbal, registou neste dia mais 3873 casos e 125 mortes. E apresenta agora um total acumulado de 218 mil 997 casos e 4167 mortes.
Portugal registou, este domingo, um novo máximo de mortes em 24 horas. Segundo a Direção-Geral da Saúde), Portugal regista 275 mortes relacionadas com a covid-19 e 11.721 casos de infeção.
O boletim epidemiológico deste domingo revela também que estão internadas 6.117 pessoas (mais 195), das quais 742 em unidades de cuidados intensivos (mais 22).
Os números mostram que este é o dia com mais internamentos. Ou seja, nesta altura, restam 38 camas em unidades de cuidados intensivos e 25 em enfermaria.
Almada pede para desviar doentes para o Laranjeiro e Cruz de Pau 
Hospital cada vez com menos espaço para doentes covid
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, apela à população de Almada e Seixal para que recorram primeiro, em caso de doença, aos centros de saúde e médico de família, devido à sobrelotação da unidade hospitalar, que está com uma taxa de ocupação de 309 por cento. "Em caso de sinais e sintomas compatíveis com doença respiratória, a população deve dirigir-se primeiro às áreas dedicadas para doentes respiratórios – no Laranjeiro, concelho de Almada e Cruz de Pau, no Seixal dos Centros de Saúde - reservando as situações mais complexas, graves, agudas e urgentes para serem assistidas no hospital", pode ler-se no comunicado do hospital.
A unidade hospitalar situada em Almada "verifica novamente um crescimento dos doentes internados em enfermaria, positivos para a infeção por SARS-CoV-2, ajustando uma vez mais a lotação afeta à Covid-19, de modo a acomodar a necessidade do número de doentes internados".
Este domingo, o Hospital Garcia de Orta regista 204 infetados com covid-19, dos quais 177 estão internados em enfermaria, 19 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos e oito doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária. 
A unidade hospitalar explica que continua no nível III do seu Plano de Contingência e apresenta uma taxa de ocupação de 309 por cento, que previa 66 camas em enfermaria e nove de cuidados intensivos destinadas a doentes com covid-19.
"O Hospital Garcia de Orta agradece, uma vez mais, o elevado esforço, dedicação e compromisso dos seus profissionais. O Hospital continuará a adotar as soluções adequadas para aumentar a capacidade de resposta aos doentes", esclarece ainda o hospital, que garante expandir no final de Janeiro a área dedicada a doentes respiratórios, aumentar a lotação de cuidados intensivos e abrir uma nova enfermaria.

Comentários