Montijo avança com Centro Escolar do Afonsoeiro

Obra de 1,3 milhões de euros arranca a 1 de Abril assegura o município 

A Ampliação do Centro Escolar do Afonsoeiro, Montijo, foi adjudicada. "A adaptação da atual escola básica foi adjudicada pelo valor de um milhão 397 mil 998 euros", disse a Câmara do Montijo em comunicado.  A intervenção na Escola Básica do Afonsoeiro "contempla a construção de um edifício de pré-escolar com quatro salas de aula, a ampliação do refeitório, a remodelação do polidesportivo, a substituição da cobertura e de outros elementos no edifício de plano centenário e a requalificação de todo o espaço de recreio", diz a autarquia. Não sendo possível a execução da obra em simultâneo com o funcionamento das aulas, a autarquia assegura que os alunos terão aulas provisórias em "construções modelares", num terreno junto à escola. A decisão foi tomada há um ano e considera que a "solução encontrada é a mais viável para os alunos, para as famílias e para a comunidade". 

A obra tem uma importância histórica "pois fecha o ciclo de investimentos de pré-escolar inscritos na carta educativa de 2009, possibilitando que o concelho tenha uma cobertura de praticamente 100 por cento na rede pré-escolar", sublinha o documento. 
A adjudicação foi conseguida na terceira vez que a autarquia lançou o procedimento concursal aumentando o seu preço base. "Já tinham sido abertos concursos em Maio de 2019 e Julho de 2020, em ambos nenhuma empresa concorreu à execução da obra", aponta a Câmara do Montijo. 
O Bairro do Afonsoeiro, de acordo com a autarquia, "é o único onde existe alguma carência na taxa de resposta neste nível de ensino, que abrange as crianças a partir dos três anos de idade".
Este projeto enquadra-se no desígnio do Governo da República Portuguesa, que tem como objetivo permitir o acesso à rede de ensino pré-escolar pública, a todas as crianças a partir dos três anos de idade.
O ensino pré-escolar público do Município do Montijo "é uma referência na região de Setúbal e na Área Metropolitana de Lisboa, tanto ao nível das infraestruturas como nos apoios sociais praticados que, muitas vezes, ultrapassam a esfera de competências da câmara municipal", sublinha a autarquia liderada por Nuno Canta.
A candidatura do Centro Escolar do Afonsoeiro "é mais um exemplo da aposta clara e inequívoca, da Câmara Municipal do Montijo, na Escola Pública e nas suas vantagens enquanto elemento essencial à economia do conhecimento e na formação para a cidadania", conta a Câmara do Montijo.
O projeto, relembra que a autarquia apresentou uma candidatura ao Por Lisboa, para a "reabilitação e requalificação das construções existentes neste equipamento escolar, que contará com o financiamento de 50 por cento, sobre o montante elegível". O município prevê que se possa "iniciar esta obra a 1 de Abril de 2021". 
Alunos terão aulas provisórias num terreno junto à escola 
Há um ano, foi aprovado por unanimidade, um protocolo de colaboração entre o município e o Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, que permite viabilizar uma solução para o funcionamento da Escola Básica do Afonsoeiro, no período de execução das obras de requalificação deste estabelecimento de ensino. 
Trata-se, disse a autarquia em comunicado datado de Janeiro do ano passado, de "um terreno municipal junto à própria escola, que foi cedido em direito de superfície ao Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro. Com este protocolo, a referida instituição autoriza o município do Montijo a instalar construções modelares, com caráter provisório, para funcionamento das salas de aulas para os alunos da Escola Básica do Afonsoeiro". 
A proposta de aprovação do relatório final, adjudicação, minuta do contrato e nomeação da equipa de fiscalização da empreitada foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 20 de Janeiro.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários