Mercado Caramelo em Pinhal Novo foi cancelado e volta em 2022

Covid-19 impede realização do evento pelo segundo ano consecutivo

A pandemia está a devastar o país e o mundo, a perturbar o dia-a-dia e continua a "congelar" eventos previstos para 2021. As festas de Carnaval, em todo o distrito, já tinham sido canceladas e agora junta-se o adiamento do Mercado Caramelo, que se ia realizar de 7 a 9 de Maio, em Pinhal Novo. O evento, um dos mais simbólicos da vila - a par das Festas Populares - foi cancelado pelo segundo ano consecutivo, pela organização. "Em linha com as orientações das autoridades de saúde nacionais e internacionais, atentas às melhores práticas preventivas para a salvaguarda das pessoas perante as situações de riscos, a organização vê-se na contingência de cancelar o Mercado Caramelo" que, assim, só volta em Maio de 2022. Divulgar a típica sopa caramela, a restante gastronomia regional e valorizar os produtos locais são os objetivos do Mercado Caramelo, que se realiza no Largo José Maria dos Santos, no coração da vila. 
Última edição do mercado foi em 2019 

"Tendo em conta a situação pandémica que todos continuamos a viver e de acordo com as orientações das autoridades de saúde nacionais e internacionais, atentas às melhores práticas preventivas para a salvaguarda das pessoas perante as situações de riscos, a organização vê-se na contingência de cancelar o Mercado Caramelo previsto para ocorrer de 7 a 9 de Maio", diz Manuel Lagarto em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
"O risco de propagação inerente à concentração de milhares de pessoas no espaço de realização do Mercado Caramelo e as orientações preventivas das autoridades de saúde, constantes do Plano Nacional de Contingência, determinam a presente tomada de decisão", garante a mesma nota da organização.
"Com saúde, não faltará força e determinação para continuar a projetar Pinhal Novo como território caramelo, comprometido com a geração de oportunidades de afirmação individual e comunitária", refere ainda Manuel Lagarto.
Apesar das circunstâncias e da forçosa decisão, a organização agradece a "todos a confiança e o apoio dado a este projeto e a quantos se empenharam para a realização das edições anteriores", sublinha a mesma nota.
"O vosso compromisso é uma inspiração para que prossigamos com o trabalho que temos realizado na afirmação da nossa identidade", conta Manuel Lagarto.
O cancelamento serve para salvaguardar os milhares de visitantes que o evento reúne todos os anos, do risco de propagação da doença. Mas a boa notícia é que a pandemia não "matou a criatividade" do povo caramelo, que no ano passado viveu às janelas e varandas de Pinhal Novo, o Mercado Caramelo "ambulante" com duas carinhas que espalharam muita alegria nas ruas de Pinhal Novo. 
A organização (a cargo da Confraria da Sopa Caramela e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com o apoio do município de Palmela), desafiou a população a viver esta tradição com a mesma intensidade, ainda que de forma diferente, a partir de casa. E assim, se manteve viva a tradição que foi um sucesso. Para este ano a receita "da alegria" deve ter os mesmos ingredientes para que a tradição se mantenha viva.
Ao Largo José Maria dos Santos, o Mercado Caramelo deve voltar, se tudo correr bem, entre 6 e 8 de Maio de 2022. 
Lembre-se que no ano passado, em Pinhal Novo, só se realizou o Carnaval [uns dias antes do início da pandemia no nosso país], sendo cancelados o Mercado Caramelo, em Maio, e as Festas Populares, em Junho, tal como todas as festas populares ou feiras do concelho com a exceção das Festas das Vindimas, em Palmela, ainda que em formato diferente. 
Este ano já foram cancelados as festas de Carnaval, em Fevereiro e o Mercado Caramelo, no início de Maio. O maior evento cultura da vila, as Festas Populares, marcadas para o início de Junho também correm o risco de novo "cancelamento".  Em Julho acontece ainda o Festival Internacional de Gigantes, promovido por associações locais e a Câmara de Palmela.  
As origens do Pinhal Novo 
Pandemia tem parado as tradições locais 
Divulgar a típica sopa caramela, a restante gastronomia regional e valorizar os produtos locais são os objetivos do Mercado Caramelo, que se realiza no Largo José Maria dos Santos e na Praça da Independência, no Pinhal Novo. 
O evento recria os mercados Caramelos dos séculos XVIII e XIX, revivendo junto das novas gerações e dos visitantes, hábitos e costumes de antigamente. Uma das estrelas é a sopa caramela, confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos e remonta a essa época, quando foi trazida pelos trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente para as propriedades agrícolas da região. Muitos acabaram por se instalar definitivamente na zona.
Realizado desde 2016, o Mercado Caramelo tem vindo a recriar ainda os mercados dos anos 50 e 60, as profissões de antigamente e alguns dos hábitos locais, contribuindo também para a preservação e divulgação da Sopa Caramela, tal como outras "iguarias" da região como as Batatas Ensalsadas ou o Pudim Caramelo. 

Comentários