Hospital de Almada já tem tendas para pré-triagem

INEM e Proteção Civil instalam capacidade de resposta no Garcia de Orta 

O INEM e a Proteção Civil instalaram esta tarde várias tendas no Hospital Garcia de Orta, em Almada, para fazer a pré-triagem dos doentes. O objetivo é "aliviar a pressão junto da urgência, numa altura em que a unidade hospitalar tem sofrido elevada pressão por causa da covid-19", diz a administração do maior hospital do distrito. Em declarações à SIC, o diretor clínico do hospital, Nuno Marques, confirmou que nas últimas horas 26 ambulâncias estavam à espera nas urgências, com doentes a aguardar o internamento. Este é o hospital de referência dos concelhos de Almada e Seixal.
Triagem vai aliviar capacidade de resposta 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai contar a partir desta segunda-feira, dia 1 de Fevereiro, com um serviço de triagem de doentes, que será realizado em tendas instaladas à porta da unidade hospitalar. O anúncio foi feito pela presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, numa publicação do Facebook. 
De acordo com a autarca, o objetivo é “diminuir as filas de espera das ambulâncias, à semelhança do que já aconteceu no Hospital de Santa Maria”.
Para além de contribuir para "diminuir as filas de espera das ambulâncias, esta medida vai permitir dar o devido apoio aos bombeiros, nomeadamente no que se refere ao fornecimento de refeições", explica ainda Inês de Medeiros. 
"Temos 245 doentes internados, 27 dos quais em cuidados intensivos. O grande dificuldade, apesar de todo o investimento que temos feito da criação de enfermarias contentorizadas no exterior do edifício, a pressão assistencial como é muita, rapidamente as vagas ficam esgotadas", revelou o diretor clínico do hospital localizado em Almada, sublinhando que apesar das dificuldade unidade continua a trabalhar em rede com outros hospitais.
“Todas as instituições envolvidas no combate à pandemia estão a dar o seu melhor, reorganizando-se e reinventando-se diariamente”, sublinhou Inês de Medeiros, destacando a “capacidade extraordinária de superação” do próprio Hospital Garcia de Orta.
Nos últimos dias, têm sido frequentes as filas de ambulâncias à porta das urgências do Garcia de Orta, com relatos de doentes a aguardar durante mais de 20 horas para serem atendidos pelos serviços hospitalares.
Durante a tarde, o conselho de administração do Hospital Garcia de Orta fez um apelo à população para que, em caso de necessidade, contactasse o centro de saúde, em vez de se deslocar ao hospital.
A nível local, dos concelhos de Almada e Seixal, o Garcia de Orta conta beneficiar com o prolongamento de horário das áreas dedicadas a doentes respiratórios do agrupamento de centros de saúde (ACES) Almada-Seixal, nomeadamente do Laranjeiro, em Almada e da Cruz de Pau, no Seixal, com disponibilidade atual até às 20 horas, de segunda a domingo.



Comentários