GNR apreende barbatanas de tubarão em Sesimbra

A prática da remoção das barbatanas "contribui para a mortalidade excessiva" da espécie

A Unidade de Controlo Costeiro de Setúbal da GNR apreendeu esta quarta-feira 83 barbatanas de tubarão a bordo de uma embarcação no porto de Sesimbra. Os militares identificaram o mestre da embarcação e a empresa responsável pelo barco. Estes podem vir a ser multados em cerca de 25 mil euros, no âmbito do auto de contraordenação, por ser proibido remover as barbatanas dos tubarões a bordo dos navios e manter a bordo, transbordar ou desembarcá-las. As barbatanas de tubarão são muito valiosas no mercado asiático, para onde normalmente segue o produto. A prática, que é proibida a bordo, “contribui para a mortalidade excessiva” da espécie, ameaçando a sua sustentabilidade futura. 
Produto é procurado no mercados asiáticos 

A GNR apreendeu hoje 83 barbatanas de tubarão no Porto de Pesca de Sesimbra, no âmbito de uma fiscalização dirigida às atividades de pesca profissional, tendo ainda encontrado 21 quilos daquele peixe esfolado e esviscerado.
A apreensão da Unidade de Controlo Costeiro de Setúbal ocorreu após a fiscalização de uma embarcação de pesca do espadarte. As barbatanas estavam escondidas no porão do barco.
Por ser proibido remover as barbatanas dos tubarões a bordo dos navios e manter a bordo, transbordar ou desembarcá-las, foram identificados o mestre da embarcação e a empresa responsável da embarcação. Foi ainda elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode atingir 25 mil euros”, indicou a GNR em comunicado.
Na nota, é explicado que a prática da remoção das barbatanas “contribui para a mortalidade excessiva” da espécie, ameaçando a sua sustentabilidade futura.
“A prática da ‘remoção das barbatanas de tubarões’ consiste em remover as barbatanas dos tubarões e devolver a parte restante do corpo ao mar, onde o animal acaba por se afundar, sangrando até à morte ou sufocando”, é referido pelos militares da GNR. 
Barbatanas de tubarão são muito valiosas no mercado asiático
83 barbatanas apreendidas em Sesimbra 
De acordo com a GNR, a União Europeia é um dos maiores exportadores de barbatanas e uma importante plataforma de trânsito para o comércio mundial de barbatanas, apesar de ser uma prática ilegal.
A GNR concorre diariamente para o esforço de acabar com o comércio de barbatanas na Europa, incluindo a importação, a exportação e o trânsito de barbatanas que não se encontrem naturalmente unidas ao corpo do animal”, precisou.
Os militares fiscalizaram uma embarcação direcionada a pesca do espadarte no porto de Sesimbra. No interior do porão, detetaram 83 barbatanas de tubarão e 21 quilos de tubarão esfolado e esviscerado. O pescado foi entregue no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para exame de avaliação e determinação de espécies.
As barbatanas de tubarão são muito valiosas no mercado asiático, para onde normalmente segue o produto. A carcaça do animal não tem interesse. As que são capturadas ao longo da costa portuguesa transitam em carrinhas para Espanha e entram no mercado negro rumo ao mercado asiático, onde são consideradas uma iguaria gastronómica com grande valor monetário.
A remoção da barbatana de tubarão a bordo de uma embarcação de pesca permite aos infratores dissimular o produto em caixas dentro do porão, tornando assim o trabalho de deteção pelas autoridades mais difícil.

Comentários