Concelho de Palmela assegura 24 bombeiros em permanência

Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura recebem apoio da autarquia de mais de meio milhão de euros 

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública desta semana, os Protocolos de Apoio ao Funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes, a celebrar com as três Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho, relativos a 2021. Os Protocolos prevêem, explica a autarquia, "a atribuição de uma comparticipação municipal no valor global de 482 mil euros, às Associações Humanitárias dos Bombeiros de Palmela, dos Bombeiros de Pinhal Novo e dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura". Cada corporação recebe um apoio de "130 mil 282 euros, para o financiamento de oito elementos por cada corpo de bombeiros, num total de 24, mantendo a mesma composição e valores dos protocolos referentes ao ano passado", sublinha a Câmara de Palmela. 
Município reforça apoio aos bombeiros do concelho 

Foi igualmente aprovada a "comparticipação do funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente", compostas por cinco elementos (um chefe e quatro bombeiros), sendo a sua remuneração e outros encargos associados, suportados em partes iguais entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e as Câmaras Municipais, de acordo com os protocolos celebrados entre estas entidades e os corpos de bombeiros beneficiados, num, total de 91 mil 349 euros", diz o documento aprovado pelo executivo.
Por último, foi aprovada a comparticipação nos custos dos seguros das viaturas de emergência, de acordo com a listagem a remeter pelas Associações até ao final de Junho, que habitualmente, indica o município, "ultrapassa os 25 mil euros".
Recorde-se que o município de Palmela "foi percursor no desenvolvimento de parcerias e apoios às Associações de Bombeiros do Concelho, através da criação de instrumentos que permitiram, nos últimos anos, dotar os corpos de bombeiros de meios adequados e de prontidão na prestação do socorro". 
Os Grupos de Bombeiros Permanentes são grupos de bombeiros em regime de permanência, com capacidade de resposta ao minuto, durante as 24 horas do dia. "A sua criação permitiu um reforço da capacidade de intervenção das corporações, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de segurança das populações", conclui a Câmara de Palmela. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários