Barreiro avança com a reabilitação ambiental e urbanística da frente ribeirinha

Autarquia vai criar 161 lugares de estacionamento junto à rua Miguel Pais 

É uma das principais obras da cidade do Barreiro e, pretende revolucionar toda a zona ribeirinha da cidade. A autarquia está a requalificar um terreno na rua Miguel Pais, que estaria a ser usado para estacionamento, ainda que com poucas condições. A última fase da obra está prevista para a primavera deste ano. Trata-se de um investimento de 755 mil euros para criar 161 lugares de estacionamento, árvores, bancos e zona de descanso e sombra. A Câmara do Barreiro  quer "disciplinar a circulação e o estacionamento automóvel, tendo como referência as necessidades das áreas residenciais da proximidade, pondo fim ao estacionamento generalizado e espontâneo". O investimento pretende ainda requalificar "todo o espaço exterior, valorizar a importância da proximidade ao rio Tejo e promover amplos espaços verdes". 
Câmara quer lançar bolsas de estacionamento para residentes

A empreitada “Reabilitação Ambiental e Urbanística da Frente Ribeirinha” foi dividida em duas fases que ocorrem em simultâneo. A primeira é dedicada à criação da bolsa de estacionamento, e na segunda projeta-se a criação de uma zona verde de onde poderá ser contemplada a vista para o rio Tejo, numa área total de 10297.53m2.
Num terreno vazio e abandonado, que ainda serve os moradores da rua Miguel Pais, a Câmara vai requalificar o espaço, criando condições para o estacionamento automóvel e ainda um caminho pedonal com vista para a frente ribeirinha do Barreiro. 
Para o presidente do município, todo o projeto de arquitetura será "desenvolvido internamente pelo município". Com esta obra pretende, a Câmara liderada por Frederico Rosa, "requalificar a rede ribeirinha". 
Lembre-se que a autarquia comprou o terreno para que os moradores da área não "perdessem o estacionamento". 
Segundo diz ainda Frederico Rosa, para além da componente urbanística, o futuro estacionamento com 161 lugares "terá, na sua composição, uma matéria impermeabilizável para proteger aquele espaço, uma vez que se encontra junto ao rio". 
Com a primeira fase completada, a próxima fase da obra é para criar várias zonas verdes ao longo do passeio ribeirinho, com seis metros de largura e 300 metros de extensão, que poderá ser utilizado para os barreirenses caminharem. 
"Esta zona será criada para que a vista ribeirinha possa ser complementada", sublinhou a autarquia que garante "para além da arborização que permitirá sombras, serão instalados vários bancos naquela zona". 
Trata-se de um investimento global de 755 mil euros, a empreitada está prevista estar concluída até Abril. A segunda fase da obra foi apoiada em 80 por cento pelo Fundo Ambiental, depois da candidatura apresentada pela Câmara do Barreiro. 

Comentários