Almada vai ter um Gabinete de Apoio à Vítima

 Em 2019 houve quase sete mil casos de violência doméstica no concelho  

A Câmara de Almada e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima vão estabelecer um protocolo de cooperação que permitirá criar um Gabinete de Apoio à Vítima, no centro da cidade. A minuta do documento foi aprovada na última reunião de câmara de 2020 e prevê uma comparticipação financeira municipal no valor de 53 mil euros. Fica também aprovada uma renda simbólica de cinco euros por mês, para instalar o gabinete, que se vai localizar na Avenida Dom Nuno Álvares Pereira. Houve quase "sete mil crimes por ano no concelho em 2019", aponta a autarquia. Dados que, no ano passado devido ao confinamento, podem ser ainda mais altos. 
Centro de Almada recebe casa de apoio à vítima 

“Constatou-se que desde 2019 a Gabinete de Apoio à Vítima apoiou 156 vítimas de crimes de violência doméstica no concelho de Almada. Isto reforça a necessidade de respostas no território”, refere a autarquia. 
Apesar de existirem no município entidades cuja missão é apoiar as vítimas, com maior enfoque na área da violência doméstica ou institucional, com este protocolo "pretende-se criar uma resposta que apoie as vítimas de qualquer tipologia de crime, familiares e pessoas amigas". 
Em 2019, foram registados pelas autoridades policiais 6814 crimes em Almada, com principal incidência nos crimes contra o património, contra as pessoas e contra a vida em sociedade.
Por isso, diz a Câmara Municipal, "é necessário fazer mais", daí "esta sinergia entre a Câmara de Almada e a Gabinete de Apoio à Vítima”.
O gabinete, com uma estrutura que ainda não existe no concelho, vai ficar no centro da cidade de Almada, num edifício com porta para a Avenida Nuno Álvares Pereira e Rua D. João de Castro, pertença do município, que vai ser concessionado através de arrendamento com renda apoiada. Para a instalação, a autarquia deliberou um apoio de 53 mil euros à Gabinete de Apoio à Vítima.
Ainda com a data para entrar em funcionamento por definir, assim como o período de atendimento, o Gabinete de Apoio à Vítima em Almada, a ser equipado com telecomunicações e sistemas informáticos, vai ter uma sala para atendimento presencial, uma sala de espera, outra para a parte de gestão e acessória técnica e espaço para o voluntariado.
O Gabinete de Apoio à Vítima vai prestar serviços de apoio aos cidadãos vítimas de crime em toda a sua amplitude, complementando as respostas das restantes estruturas já existentes.
Disponibilizará apoio emocional, jurídico, psicológico, social e prático, com atendimento e acompanhamento confidencial e gratuito para aos munícipes.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 


Comentários