Almada já apoia 25 sem abrigo e frio não obrigou a medidas especiais

Centro de Noite no Laranjeiro dá apoio diário a sem-abrigo desde Abril 

A Câmara de Almada está a apoiar 25 sem-abrigo no Centro de Noite no Laranjeiro e não teve necessidade de adotar medidas excepcionais devido ao tempo frio, revelou nesta quarta-feira fonte do município. “Estamos a apoiar 25 pessoas e, até ao momento, não houve necessidade de aumentar a resposta devido ao tempo frio dos últimos dias”, disse Mário Ávila, diretor de Desenvolvimento Social da Câmara de Almada, que já abriga pessoas desde o mês de Abril. A vaga de frio deverá durar até sexta-feira, dizem os meteorologistas.
Autarquia já ajuda sem-abrigo desde Abril 

“Face à pandemia de covid-19, desde Abril de 2020 que temos uma resposta noturna para as pessoas sem abrigo, através do Centro de Noite instalado no Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, além do apoio dado diariamente por várias equipas de rua”, acrescentou.
Segundo Mário Ávila, o apoio dado às pessoas sem abrigo é multidisciplinar, inclui uma “refeição quente, banho, muda de roupa, apoio psicológico e de enfermagem, o que permite despistar várias patologias suscetíveis de afetarem pessoas que se encontrem nestas situações de grande fragilidade”.
“Desde abril já acompanhámos 72 pessoas sem abrigo, muitas das quais já com respostas terapêuticas e em comunidades de acolhimento”, sublinhou o diretor do Desenvolvimento Social da Câmara de Almada.
Mário Ávila referiu ainda que o município de Almada, não obstante estar a dar resposta aos casos já referenciados, tem capacidade para acolher de imediato mais seis sem-abrigo, num espaço disponibilizado para esse efeito no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Almada.
Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido ao tempo frio até esta quinta-feira. O distrito de Faro está ainda (entre as 15 horas de quarta-feira e as nove da manhã de quinta-feira) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima.
No entanto, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, "o frio vai continuar, pelo menos, até sexta-feira". A isso junta-se a depressão Filomena. Em Portugal continental, os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos na região Sul entre a tarde de quinta-feira (dia 7) e sexta-feira (dia 9), prevendo-se um aumento da intensidade do vento sendo por vezes forte (até 45 km/h) de nordeste, em especial na serra de Monchique, no Algarve, e junto ao litoral, onde as rajadas poderão atingir 60/70 km/h.

Comentários