Almada converte mais camas e tem já 181 doentes internados

Hospital Garcia de Orta está sem camas para internamento 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, anunciou esta quarta-feira, a conversão de mais 20 camas para tratamento de doentes `covid´, mas adianta que "já estão todas ocupadas". O Hospital de Almada, tem 181 doentes infetados com coronavírus, entre os quais 160 internados em enfermaria, 18 em Unidades de Cuidados Intensivos e três em Unidade de Hospitalização Domiciliária. Segundo fonte do Gabinete de Comunicação daquele hospital, a unidade hospitalar voltou a registar "um crescimento dos doentes internados em enfermaria positivos para a infeção pelo novo coronavirus", o que obrigou ao ajuste da lotação de camas afetas a doentes com covid-19.  Portugal teve, esta terça-feira, mais 14.647 casos de covid-19 e 219 mortes.  Números representam novos máximos destes indicadores. Há mais 202 pessoas internadas e mais 11 em unidades de cuidados intensivos em todo o país. 
Hospitais cada vez com menor espaço para doentes
O hospital de Almada converteu mais 20 camas do Serviço de Medicina 2 para tratar doentes positivos. No entanto, ainda durante esta terça-feira, a unidade hospitalar teve de transferir mais dois doentes para outros hospitais, uma vez que mantém as vagas ocupadas.
O Hospital Garcia de Orta encontra-se atualmente no nível III do seu Plano de Contingência, com "uma ocupação superior a 250 por cento", diz a administração do Garcia de Orta. 
Face ao agravamento da pandemia, o hospital Garcia de Orta recorda à população dos concelhos de Almada e do Seixal que, em caso de doença, “deve recorrer em primeiro lugar ao médico de família, nos Centros de Saúde”.
“Em caso de sinais e sintomas compatíveis com doença respiratória, a população dever dirigir-se primeiro às áreas dedicadas para doentes respiratórios dos Centros de Saúde do Laranjeiro, em Almada e da Cruz de Pau, no Seixal com áreas dedicadas a doentes respiratórios, encontram-se disponíveis até às 20 horas, de segunda a domingo - reservando as situações mais complexas, graves, agudas e urgentes para serem assistidas no hospital”, lê-se no comunicado do Garcia da Orta. 
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Desde Março, mês em que se registaram os primeiros casos de infeção em Portugal, as autoridades de saúde já detetaram 581.605 casos de covid-19. 
O país conta agora 9465 mortes diretamente causadas pelo vírus SARS-CoV-2: deste número, 2559 dizem respeito apenas aos 19 dias iniciais de 2021. Ou seja, 27 por cento de toda a mortalidade relacionada com o vírus aconteceu desde o início do ano.

Comentários