44 espectáculos para celebrar 50 anos do teatro de Almada

Companhia quer festejar a cultura mesmo em tempo de pandemia 

No ano em que assinala o seu cinquentenário, a Companhia de Teatro de Almada vai apresentar 44 espetáculos no Teatro Municipal Joaquim Benite, dos quais 27 serão espetáculos de teatro (13 dirigidos à infância). Haverá ainda lugar para 12 espetáculos de música e cinco de dança, anunciou a companhia. “Comemoramos os cinquenta anos da Companhia num ano em que o simples facto de estarmos juntos nos coloca perante novos desafios”, referiu o diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada, Rodrigo Francisco”. Rodrigo Francisco, diretor artístico da companhia, referiu que “é fundamental apresentar esta programação porque em alturas de instabilidade é preciso haver âncoras. É esta a relação que temos tido com os nossos espectadores cuja presença tem sido uma constante”. 
Shitz é uma das primeiras peças em cena este ano 

Shitz, de Hanoch Levin, O Misantropo, de Molière, Um gajo nunca mais é a mesma coisa e Não come nem deixa comer são quatro criações da companhia que, no próximo dia 24 de Abril, comemora 50 anos de existência, remontando à sua estrutura original.
Shakespeare, Thomas Bernhard, Gary Owen, Isabela Figueiredo, Ilse Losa, Jorge Amado são outros autores para a temporada, que também vai contar com outras companhias, para a celebração do cinquentenário, com dança e com música de criadores como Ricardo Ribeiro, Lena D'Água e Salvador Sobral.
A Companhia de Teatro de Almada é a herdeira do Grupo de Teatro de Campolide, fundado por Joaquim Benite, em 24 de Abril de 1971, um conjunto de jovens atores, com os quais, um ano depois, venceu o prémio da crítica para o teatro amador com a encenação de Vida do Grande D. Quixote de La Mancha e do Gordo Sancho Pança.
Em 1977, o grupo profissionalizou-se e instalou-se no Teatro da Trindade, em Lisboa. Um ano depois, no âmbito do movimento de descentralização cultural, o grupo fundado e dirigido por Joaquim Benite, até à morte do encenador, em 2012, instalou-se em Almada, que assumiu como casa e por nome, optando pela nova designação, Companhia de Teatro de Almada.
Na apresentação da programação, o diretor  companhia, Rodrigo Francisco, lembrou o “enraizamento” da companhia nesta cidade de Almada e no envolvimento da autarquia na fundação de dois teatros municipais e do Festival Internacional de Teatro, que este ano conhecerá a 38.ª edição.

Peças para todos os gostos 
Companhia apresentou programa dos 50 anos 
Em 2021, a Companhia de Teatro de Almada acolhe as principais estruturas de criação nacional, como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João e a Orquestra Gulbenkian, reunindo, “em ano de comemoração”, os parceiros estruturais desde a sua fundação, disse Rodrigo Francisco.
A programação contempla ainda a apresentação de um conjunto de companhias independentes, de norte a sul de Portugal, e a revalidação de propostas para os mais novos, que, nos últimos meses, têm esgotado as sessões de espetáculos para a infância, acrescentou.
“Comemoramos os 50 anos da Companhia num ano em que o simples facto de estarmos juntos nos coloca perante novos desafios”, disse o diretor da companhia, acrescentando que, ao longo de 2021, o cinquentenário será celebrado “de várias formas”.
Rodrigo Francisco ressalvou, porém, que a Companhia de Teatro de Almada está “consciente dos “obstáculos” que irão enfrentar ao anunciar uma programação anual, no contexto em que se vive. “Fazemo-lo pelo nosso público. E porque se, nos últimos 50 anos, quem nos precedeu tivesse baixado os braços, nós não teríamos aqui chegado”, frisou.
"Gostava de estar vivo para vê-los sofrer", de Max Aub, António e Cleópatra e Hamlet, de Shakespeare, A força do hábito, de Thomas Bernhard, Killology, de Gary Owen, Quarto Imprério, a partir de Isabela Figueiredo, A noite de Molly Bloom, de Sinisterra, Lorenzaccio, de Musset, À espera de Godot, de Beckett, e Um, dois, três! completam as propostas de teatro para adultos desta temporada da Companhia de Teatro de Almada.

E para os mais novos...
Música também entra na festa dos 50 anos 

A música também vai fazer pzarterge Amado, e às suas criações para a infância.
Trabalhos de casa, Inverno, Seis meses depois, Mastercass CNB e AmarAmália 2020 são as propostas de dança para 2021, envolvendo estruturas como a CNB e a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
No que respeita a música, das doze propostas para esta temporada constam concertos de Ricardo Ribeiro, Lena D'Água, Salvador Sobral, Cais do Sodré Funk Connection e The Legendary Tigerman.
Espetáculos com o Quarteto Ibéria e dois concertos pela Orquestra Gulbenkian, um com direção musical de Nuno Coelho e outro com direção musical de Johannes Klumpp, estão também entre as propostas da Companhia de Teatro de Almada para a celebração dos seus 50 anos.
A Companhia de Teatro de Almada lançou uma campanha de angariação de novos membros do Clube de Amigos, que permite aos que forem membros adquirir um novo cartão, para um novo amigo, pelo preço de 25 euros. 

Comentários