Setúbal recebe o prémio de eco-município

Cidade amiga das pessoas, natureza e animais vale galardão nacional

O município de Setúbal foi distinguido pelo quarto ano consecutivo com o galardão ECOXXI, da Associação Bandeira Azul da Europa. Mais uma vez, o prémio, explica a autarquia sadina, "reconhece as boas práticas ambientais e sustentáveis desenvolvidas no concelho". Para que um município seja distinguido com o galardão, tem de cumprir um conjunto de políticas que respeitem os princípios de desenvolvimento sustentável. O concelho destacou-se  pelas "boas práticas na área do bem-estar humanas" e na "vertente do bem-estar animal". 

Este ano o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, dois novos indicadores no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar, sendo ainda considerados temas como a educação para a sustentabilidade, sustentabilidade em zonas balneares, cidadania, participação e governança, transparência, digitalização e conetividade, emprego, gestão e conservação da floresta, qualidade do ar e ambiente sonoro.
Setúbal destacou-se, com a "pontuação máxima, pelas boas práticas na área do bem-estar humano, que avalia a vertente de acesso à saúde e medidas de promoção do bem-estar social, físico e mental, e a vertente do bem-estar animal", diz a Câmara de Setúbal num comunicado. 
Este ano candidataram-se 62 municípios, tendo sido atribuídas 56 Bandeiras Verdes ECOXXI. O prémio visa reconhecer e divulgar boas práticas ambientais na política pedagógica dos municípios, considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável.
Um município, para ser distinguido com este galardão, tem de evidenciar um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes com os princípios de desenvolvimento sustentável, sendo a avaliação realizada anualmente pela comissão nacional da Associação Bandeira Azul da Europa, com recurso a um conjunto de 21 indicadores e 71 subindicadores.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários