Marcelo bebe ginjinha no Barreiro e promete voltar em 2021 seja "Presidente ou não"

Apesar da pandemia a tradição cumpriu-se na Tasca da Galega à "porta fechada"

Marcelo Rebelo de Sousa cumpriu a tradição de beber a ginjinha de Natal, no Barreiro. E promete voltar sendo ou não Presidente: "Eu venho pela ginjinha, não venho por Presidente", disse o Presidente da República na vésperas de Natal. “Presidente ou não Presidente estou cá para o ano. Eu venho pela ginjinha, não venho por ser Presidente”, disse aos jornalistas o chefe de Estado e recandidato ao cargo. Marcelo antecipou a tradição, reservada habitualmente para o dia 24, de beber a ginjinha de Natal na “Tasca da Galega”, no Barreiro. 
Foto Arquivo: Marcelo quer voltar a celebrar no Barreiro

Deslocou-se até ao Barreiro na sua viatura pessoal, logo depois de ter entregado de manhã 12.747 assinaturas no Tribunal Constitucional para formalizar a recandidatura ao cargo de Presidente da República.
No local, Marcelo bebeu a tradicional ginjinha, brindando “ao Barreiro” e à tradição que, previu, “para o ano já será mais aberta”, numa referência às limitações causadas pelo contexto pandémico da covid-19.
Ao lado do chefe de Estado esteve o presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosas (PS), que assinalou: “Com tradição, mas em segurança este ano”.
“Isto de manhã tem outro sabor, é mais intenso”, brincou ainda Marcelo, que precisou de “um queijinho” e um “pãozinho” para acompanhar a bebida, eram 11 da manhã.
O autarca do Barreiro explicou ainda ao Presidente que a tradição, há uns anos reservada apenas para homens, era “um ponto de encontro para as pessoas” da região, “mas também para quem já estava fora do Barreiro e que vinha passar o Natal”.
                                                PUB
À saída, já com algumas pessoas curiosas a assistir da rua, o Presidente caracterizou a sua presença no local como “uma visita de médico”, referindo-se ao facto de ter sido rápida e adaptada às circunstâncias pandémicas, sem os abraços e as fotografias habituais.

Comentários