Iniciou-se a construção da nova Unidade de Saúde de Sesimbra

Equipamento deve abrir em 2021 e dará resposta a mais de 11 mil utentes 

Já está no terreno a obra da nova Unidade de Saúde de Sesimbra, que vai substituir as atuais instalações, no Largo 5 de Outubro e dar resposta a 11 400 utentes inscritos e a potenciais utilizadores sazonais. "Apesar de ser uma obra da Administração Central tem uma comparticipação da autarquia que poderá ascender a 815 mil euros", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado.  Com uma área de perto de 1200 metros quadrados, o edifício será composto por Unidade de Saúde, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, e Unidade de Cuidados na Comunidade e Unidade de Saúde Pública. 
Obras do novo centro de saúde já começaram

A Unidade de Saúde está orçada em, aproximadamente, 2,3 milhões de euros, repartidos pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - Ministério da Saúde, que comparticipa até ao limite de 950 mil euros, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com cerca de 579 mil euros, ao abrigo de uma candidatura apresentada pela Câmara de Sesimbra ao Portugal 2020.
"Embora se trate de uma obra da administração central, a Câmara Municipal volta a assumir um papel preponderante na concretização deste projeto, tal como o fez com a obra de requalificação e ampliação da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, uma vez que, para além da disponibilização do terreno, desenvolvimento do projeto de arquitetura, acompanhamento e fiscalização dos trabalhos, irá disponibilizar uma verba que poderá ascender a 815 mil euros do orçamento municipal, o que diz bem da vontade da autarquia em resolver um processo que já se arrastava há vários anos", sublinha o comunicado do município. 
"A Unidade de Saúde de Sesimbra terá perto de 1200 metros quadrados, e será composta por Unidade de Saúde, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, e Unidade de Cuidados na Comunidade e Unidade de Saúde Pública, por forma a dar resposta a 11 mil e 400 utentes inscritos, bem como ao fluxo de potenciais utilizadores sazonais", explica a Câmara de Sesimbra.
A solução encontrada para esta unidade de saúde permitirá, diz a Câmara de Sesimbra, "substituir a atual Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, que funciona há largas décadas em instalações da Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro, mas que que atualmente apresenta diversas lacunas".
Importa referir que durante a obra "não vai ser possível estacionar no parque do Calvário, uma vez que a mesma compreende também a reformulação do estacionamento, arranjo da envolvente, acessos pedonais e iluminação pública. Os trabalhos têm um prazo de execução de 550 dias", diz ainda a Câmara de Sesimbra. 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários