Câmara do Montijo entrega 12 fogos de habitação social

Uma dúzia de famílias recebe chaves de nova habitação para um Natal mais feliz 

A Câmara do Montijo realizou, a 2 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega de 12 fogos de habitação social. A cerimónia de assinatura dos contratos contou com a presença do presidente da câmara, Nuno Canta, e dos vereadores Maria Clara Silva, Sara Ferreira e José Manuel Santos e respetivos arrendatários. Os 12 fogos agora atribuídos, de tipologia T2 e T3, localizados no Bairro do Esteval, Esteval Novo e Afonsoeiro, são os últimos fogos atribuídos no âmbito do concurso cujo prazo de entrega de fogos termina no dia 5 de Dezembro. Estas habitações inserem-se na política municipal de "solidariedade, de combate à pobreza e exclusão social, através da promoção do acesso à habitação, promovendo a autonomização de pessoas e famílias carenciadas ou dependentes", diz a autarquia. Este ano, a Câmara do Montijo já deu 18 casas de habitação social.
Autarquia já atribuiu 18 casas este ano 

O presidente da autarquia Nuno Canta realçou que a “atribuição destes fogos em época de Natal e, num ano em que estamos todos a sofrer, transmite uma mensagem de esperança a estas famílias e permite que as mesmas passem a época festiva numa casa digna, junto da sua família”.
O município do Montijo continua a trabalhar, diz o autarca, "na política municipal de solidariedade, de combate à pobreza e exclusão social através da promoção do acesso à habitação, promovendo a autonomização de pessoas e famílias carenciadas ou dependentes, com a promoção de soluções habitacionais que permitem às famílias uma habitação digna e adequada". 
Os 12 fogos agora atribuídos, de tipologia T2 e T3, localizados no Bairro do Esteval, Esteval Novo e Afonsoeiro, são os últimos fogos atribuídos no âmbito do concurso cujo prazo de entrega de fogos termina no dia 5 de Dezembro.
Recorde-se que o município do Montijo tem um parque habitacional dedicado à habitação social com um total de cerca de 500 casas distribuídos pelos Bairros da Caneira, Esteval, Esteval Novo, Lançada, Afonsoeiro, Atalaia e vila de Canha.

60 habitações de renda acessível para jovens e famílias
Autarquia tem cerca de 500 casas para habitação social 
Já no final de Outubro a autarquia tinha entregue as chaves de seis fogos de habitação social localizados nos Bairros do Esteval, Esteval Novo e Afonsoeiro.  Nessa altura, o presidente do município, Nuno Canta sublinhou a "importância do ato no período de grande dificuldade atual". Segundo o autarca, a autarquia "tem feito um esforço para apoiar as pessoas que mais precisam, principalmente as famílias em situações mais precárias, que assim conseguem uma habitação mais digna". 
Na fase de confinamento, a Câmara Municipal "prescindiu do valor das rendas de habitação social em benefício das pessoas, isentando as famílias do pagamento das referidas rendas nos meses de Abril, Maio e Junho”, disse a autarquia.
Também "em matéria de habitação", a Câmara do Montijo refere, ainda, que "tem trabalhado a questão das rendas acessíveis", e que nesse sentido fez já "um investimento considerável na aquisição da antiga fábrica do Izidoro, onde se pretende construir cerca de 60 habitações de renda acessível para jovens e famílias que, apesar de terem rendimentos, não conseguem aceder a habitação, tendo em conta os preços praticados no mercado na zona da Grande Lisboa", sublinha a Câmara do Montijo. 
Esses seis fogos estão localizados nos Bairros do Esteval, Esteval Novo e Afonsoeiro e inserem-se na política municipal de solidariedade, de combate à pobreza e exclusão social, através da promoção do acesso à habitação, promovendo a autonomização de pessoas e família carenciadas ou dependentes.

Comentários