Câmara do Barreiro aprova orçamento de 74,6 milhões para 2021

Melhoria dos transportes, novo centro de saúde e a construção da esquadra da PSP são prioridades 

A autarquia aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021, no montante global de 74,6 milhões de euros, incluindo 10,9 milhões de euros para os Transportes Coletivos do Barreiro. O documento aprovado na sessão pública na semana passada, com um aumento de cinco milhões de euros em relação ao Orçamento de 2020, prevê a construção da nova Unidade de Saúde Familiar do Alto do Seixalinho e da Esquadra da PSP no Barreiro Velho, bem como a remoção do amianto de todas as escolas (11 no total) do concelho que ainda têm aquele tipo de cobertura. A autarquia aprovou ainda uma verba para as coletividades do concelho que perderam receitas este ano, devido à pandemia. As duas corporações de Bombeiros Voluntários do concelho também terão equipas de intervenção permanente disponíveis todo o ano. 
Barreiro aprovou orçamento para 2021

“Há duas grandes novidades neste orçamento, que são os projetos que alteram um pouco o paradigma daquilo que diz respeito ao Barreiro: a construção da unidade de saúde familiar do Alto Seixalinho, na freguesia do Barreiro, que é uma construção integralmente suportada pelo município (1,5 milhão de euros) e também o projeto da piscina dos Fidalguinhos, equipamento de que o Barreiro já carecia há muito tempo”, disse à agência Lusa o presidente da câmara do Barreiro, Frederico Rosa (PS).
O autarca socialista destacou também a reformulação da avenida da Liberdade e o reforço do apoio financeiro às duas corporações de Bombeiros Voluntários – Salvação Pública e Sul e Sueste -, no valor global de 470 mil euros, verba que contempla a criação de mais duas equipas de intervenção permanente de forma a garantir o socorro na cidade 24 horas por dia.
Em declarações à Lusa, Frederico Rosa sublinhou ainda o “apoio do município ao movimento associativo” do concelho, no valor global de 420 mil euros, sendo que “122 mil euros são, exclusivamente, para apoiar a tesouraria de muitas coletividades que estão praticamente sem receitas devido à pandemia de covid-19”.
O orçamento da câmara do Barreiro para 2021 foi aprovado com os votos favoráveis dos quatro eleitos da maioria PS, abstenção do vereador do PSD e quatro votos contra da CDU.

Comentários