Câmara cancela 'Janeiras' no centro histórico de Palmela

“Janeiras” e concerto com Pedro Mestre recriam Noite de Reis no Cine-Teatro São João 

Devido ao contexto pandémico, a tradição das “Janeiras”, que habitualmente percorria as ruas do Centro Histórico de Palmela, no dia 6 de Janeiro, ficará em 2021, centrada no Cine-Teatro São João, com um espetáculo, às nove da noite, que reunirá os votos de bom ano do Movimento Associativo, mas em formato vídeo. A Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Sociedade Filarmónica Humanitária, Centro Social de Palmela, Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal e o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo são os participantes na edição 2021.
Em 2021 as Janeiras não se cantam nas ruas de Palmela

Todos os anos, na noite de Reis [6 de Janeiro], Palmela sai à rua para cantar as Janeiras. Numa noite de cor e alegria, a mensagem é clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição que já vem desde os anos 90. Este ano visitantes e visitados apenas podem sentir a tradição na sala nobre do concelho - Cine-Teatro São João - em vídeo e assistir [com todas as medidas de segurança impostas pela Direção-Geral de Saúde] a um concerto muito especial de Pedro Mestre. 
O espetáculo - uma organização da Câmara de Palmela com o Movimento Associativo - contará, ainda, com o concerto de Pedro Mestre “Folclore de Natal, Janeiras e Reis”, onde o cante a vozes e a viola campaniça são protagonistas.
Há 25 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é "um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral alentejano para as escolas, onde, desde 2006, ensina a tradição a alunos do 1.º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo", refere a autarquia palmelense. 
Paralelamente ao cante, Pedro Mestre tem trabalhado na "preservação e salvaguarda da viola campaniça", instrumento tradicional do Alentejo. Aprendeu com os mestres tocadores a arte de construir e dedilhar esta "peculiar viola de arame e, para além de a ensinar nas escolas, já levou este instrumento aos quatro cantos do mundo", indica ainda a Câmara de Palmela.
O espetáculo tem entrada livre, mediante levantamento de bilhete. Mais informações e reservas: 212 336 630.
As “Janeiras” fecham o programa 'Viva o Natal em Palmela', iniciativa da Câmara Municipal com vários parceiros locais, que tem proporcionado às famílias diversas atividades para celebração desta quadra, em todas as freguesias do concelho.
A encerrar a quadra festiva, as tradicionais Janeiras remete-nos, como noutras celebrações, para tempos remotos, em que se celebravam deuses e divindades pagãs ou eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava. Hoje a mensagem é clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição secular que irá voltar, às ruas do Centro Histórico da vila de Palmela, na chegada dos Reis em 2022. 

Comentários