Autarquia requalifica antiga Estação Ferroviária do Montijo

Um milhão de euros para dar "nova vida" à estação e valorizar bairros da Calçada e Barrosa 

A Câmara do Montijo, na última reunião do executivo, deu início ao processo de requalificação da antiga Estação Ferroviária do Montijo, no Bairro da Calçada. O investimento municipal - de mais de um milhão de euros - pretende recuperar os "vários edifícios presentes no terreno para a futura instalação e funcionamento de atividades de cariz social, cultural ou turístico compatíveis e de apoio à ciclovia recentemente concluída", refere nota da autarquia. O município pretende ainda "reabilitar a zona envolvente à antiga estação com a construção de um espaço verde que irá valorizar a zona do Bairro da Calçada e do Bairro da Barrosa". 
Autarquia quer recuperar estação abandonada há décadas

Um acordo entre a IP Património e a Câmara do Montijo vai permitir à autarquia recuperar a antiga estação dos caminhos-de-ferro da cidade para instalar um polo para a atividades culturais. 
O acordo entre as duas instituições prevê o investimento de um milhão de euros para reabilitação dos vários edifícios da antiga estação dos caminhos-de-ferro, entre os quilómetros 26,6 e 26,3 dos dois lados do ramal do Montijo, que servia a cidade ao Pinhal Novo.
Será ai que a autarquia vai instalar espaços para “atividades de cariz social, cultural ou turístico”.
Segundo o protocolo - que foi aprovado por unanimidade em reunião pública -, a Câmara do Montijo, compromete-se a realizar as “obras de requalificação do edificado e arranjo das zonas envolventes no prazo de 120 meses [ou seja 10 anos]”. 
A subconcessão acordada entre as duas partes é válida por “25 anos, com início na data da assinatura do contrato” e renovável, no máximo duas vezes, por períodos sucessivos de cinco anos. A autarquia vai pagar, por ano, 5.950 euros à IP Património, verba a que acresce “um valor variável caso se verifique alguma atividade geradora de receita para o município”, lê-se no documento. 
A autarquia deverá manter também “durante a subconcessão um contrato de seguro tipo multiusos no valor de 483 mil euros”, bem como "garantir um seguro de responsabilidade civil".
O edifício de passageiros, diferentes arrecadações, os armazéns do cais coberto e a área de habitação de pessoal, são, entre outros, espaços a requalificar pela autarquia, que assume ainda a pretensão de “reabilitar a zona envolvente à antiga estação com a construção de um espaço verde que irá valorizar a zona do Bairro da Calçada e do Bairro da Barrosa”.
A proposta de contrato vai ser agora submetida a apreciação na Assembleia Municipal.


Comentários