Almada, Setúbal, Barreiro continuam a vacinar profissionais de saúde

No início do ano a vacina chegará aos lares do distrito 

O enfermeiro Rui Marreiros, do hospital Garcia de Orta, em Almada, foi o primeiro profissional de saúde do distrito de Setúbal a receber a nova vacina contra a covid-19. Desde a manhã desta terça-feira, as primeiras vacinas chegaram ao hospital Garcia de Orta, e à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, em Vale do Cobro, e também no Hospital de São Bernardo, em Setúbal. No Barreiro, também já iniciaram a vacinação que, nos três hospitais da península de Setúbal, devem estar concluída esta quinta-feira. As vacinas para combater a covid-19 também já estão a ser administradas dos centros de saúde do distrito. Seguem-se os lares já no início do ano. Na segunda-feira, a ministra Marta Temido tinha já avançado que ficariam de fora desta nova etapa apenas "alguns hospitais especializados que não receberam doentes covid".
Primeiras vacinas chegaram hoje ao distrito 

Os profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta, em Almada, começaram a ser vacinados contra a covid-19, esta terça-feira, dia 29 de dezembro. O processo teve início dois dias depois de chegarem a Portugal as primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus.
Nesta primeira fase, a vacinação vai abranger “pelo menos 500 profissionais de diferentes carreiras” daquela unidade de saúde, sendo que a “prioridade será administrar aos que estão na prestação direta de cuidados a doentes positivos para a infeção pela covid-19”, informou a unidade hospitalar.
A vacinação vai decorrer durante três dias, até dia 31 de Dezembro. Serão vacinados os profissionais de saúde que reúnam os critérios definidos no Plano de Vacinação para a covid-19 e os que “declararam pretender vacinar-se, na sequência de um processo de auscultação interna que a instituição tem vindo a promover”, explica ainda a unidade hospitalar. Até agora só metade dos profissionais de saúde do  hospital de Almada, declararam interesse na vacina. 
                                                  PUB

Barreiro também já começou a vacinar profissionais 
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo também está a administrar a vacinação contra a covid-19 junto dos profissionais de saúde. Os três primeiros profissionais a receberem a vacina integram o Serviço de Pneumologia, a primeira enfermaria do hospital Nossa Senhora do Rosário a internar doentes infetados pelo novo coronavirus, do qual fazem parte a doutora Elvira Camacho, diretora do serviço, a enfermeira Luísa Barbosa, a enfermeira gestora e a assistente operacional Amália Nunes.
A campanha vai abranger de forma massiva vários profissionais do hospital nos próximos dias, estando prevista a continuação na próxima semana, aquando da chegada do segundo lote de vacinas.
A diretora do serviço de Pneumologia, afirmou que a vacina “representa um grande avanço na ciência médica e é a prova que a união faz a força, ou seja, quando nos unimos para o mesmo fim conseguimos”. 
A diretora acrescenta ainda que esta vacina “é o início de uma esperança e vai ser muito importante para a sociedade e para o mundo, no sentido de reduzir o número de mortos e, principalmente, a gravidade da doença a nível respiratório”. 
A primeira profissional a ser vacinada no Barreiro, Amália Nunes, disse que foi surpreendida por ser uma das primeiras profissionais a receber a vacina. De início ficou "nervosa" mas nunca hesitou "em ser vacinada, sempre confiei na comunidade científica". 
A profissional é a assistente operacional mais antiga deste serviço.

Setúbal já começou a vacinar nos centros de saúde e hospital 
Plano de vacinação prevê iniciar em Janeiro as vacinas em lares 
Esta terça-feira foi também um dia especial em Setúbal. As vacinas contra a covid-19 também chegaram à cidade de Setúbal. O Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida começou a vacinar os profissionais que são considerados prioritários, a nível nacional, pela Direção-Geral da Saúde.
A administração da vacina iniciou-se na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, em Vale do Cobro, e também no Hospital de São Bernardo.
No hospital de Setúbal, a partir das nove horas começaram a ser administradas as vacinas aos profissionais de saúde do hospital do Centro Hospitalar de Setúbal, designadamente a médicos e enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos, Medicina Interna, Infecciologia, Pneumologia e dos laboratórios que trabalham com o vírus.
A vacinação terá lugar em seis gabinetes no Hospital de Dia de Infecciologia  e à média de seis vacinas por gabinete por hora. Seguindo este ritmo, serão aplicadas 36 vacinas por hora.
Depois dos profissionais de saúde do concelho, a vacinação vai centrar-se nos utentes e pessoal dos lares de idosos da área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida.
Este agrupamento garante a prestação de cuidados à população dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, abrangendo mais de 233 mil habitantes, dispersos por uma área territorial de 840 quilómetros quadrados.
São mais 70.200 doses. A ministra da Saúde diz que estão previstas mais 79 mil entregas em cada uma das quatro semanas de Janeiro.
Marta Temido anunciou que já no início de Janeiro começam a ser vacinados utentes de lares e cuidados continuados integrados. A identificação das estruturas está a ser concluída. Mas não haverá vacinação nas unidades com surtos ativos.
De acordo com Marta Temido, nos primeiros dias desta operação, a vacina da Pfizer-BioNTech foi dada a milhares de profissionais de saúde. Até esta terça-feira, nenhum destes tinha reportado efeitos secundários relevantes, garantiu.

Comentários