Acordos para alojar 31 sem-abrigo em Setúbal e Barreiro

Governo e instituições assinam protocolos para ajudar pessoas sem-abrigo 

O Ministério da Solidariedade assinou, esta semana, com instituições de Setúbal e Barreiro dois protocolos para financiamento de projetos de alojamento para 31 sem-abrigo, elevando para 291 o total de pessoas incluídas nestes programas, a nível nacional, desde Novembro, anunciou o Governo. Já nesta quinta-feira, o  Conselho Local de Ação Social de Setúbal aprovou, em reunião plenária, um parecer favorável à celebração do protocolo. O projeto "visa a criação de apartamentos partilhados, para habitação temporária, destinados a pessoas em situação de sem-abrigo. 
Setúbal e Barreiro com mais espaços para sem-abrigo

Numa nota, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social informou que, desde Novembro, foram assinados um total de 17 protocolos para financiamento de soluções de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. 
"Até ao momento estes protocolos abrangeram 291 pessoas e implicam um investimento anual de cerca de 810 mil euros", acrescentou, sublinhando que 10 dos 17 protocolos referidos foram assinados esta semana.
Entre os quais, diz o governo, foram assinados em Setúbal dois destes protocolos para 31 pessoas em situação de sem-abrigo, um deles com a Cáritas Diocesana de Setúbal, para financiamento de projetos "Housing First" (destinados a 20 pessoas), e outro com a Associação NOS, do Barreiro, para apartamentos partilhados (que abrange 11 pessoas).
Oito outros protocolos foram assinados na segunda-feira, "para garantir soluções de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo, nas tipologias de "Housing First" e de apartamentos partilhados", abrangendo outras 100 pessoas.
                                             PUB
Tanto os apartamentos partilhados como a integração de pessoas em casas através do projeto "Housing First", com o acompanhamento de técnicos, permitem "que estas pessoas possam retomar alguma da sua autonomia, fazendo parte de uma estratégia integrada de intervenção que tem sido desenvolvida junto desta população", destacou a ministra Ana Mendes Godinho.
Na segunda-feira, a ministra já tinha revelado que o objetivo do Governo é assinar protocolos que vão permitir a cerca de 580 pessoas em situação de sem-abrigo ter um teto, em todo o país. 
"Prevemos que em 2021 sejam mais 600 as vagas [para pessoas em situação de sem-abrigo]. Isto significa que num ano e meio poderemos ter cerca de 1.100 vagas no conjunto de 'Housing First' e apartamentos partilhados", disse a governante.

Comentários