Trabalhadores da Fábrica de Palmela queixam-se de sobrecarga de trabalho

Aumento do ritmo de produção do modelo T-Roc não foi acompanhada de mais operários 

Dezenas de trabalhadores da Autoeuropa, em Palmela, queixam-se da sobrecarga de trabalho devido à velocidade da linha de produção do T-Roc, mas a empresa ainda não apresentou solução para o problema, disse esta terça-feira o coordenador da Comissão de Trabalhadores. "No início de Novembro a empresa aumentou a velocidade da nova linha de produção para fazer mais carros, mas manteve o mesmo número de trabalhadores", disse Fausto Dionísio, que quer que a fábrica abra vagas para "mais operários". Por outro lado, Autoeuropa vai suspender a produção por 13 dias e só opera durante um terço do mês de Dezembro. 
Trabalhadores queixam de trabalho a mais 

"As cargas de trabalho na zona que faz a montagem de portas e os alinhamentos do carro (T-Roc) são pesadas, a velocidade da linha está acelerada e as pessoas queixam-se da sobrecarga de trabalho", sublinhou.
Fausto Dionísio referiu ainda que a Autoeuropa considera que o número de trabalhadores (cerca de 30 por turno) da zona onde se verifica a alegada sobrecarga de trabalho é suficiente para dar resposta ao atual volume de produção, mas "prometeu reavaliar a situação".
"A empresa prometeu verificar a situação, mas não está a responder com a celeridade que nós esperávamos", lamentou o coordenador da Comissão de Trabalhadores, reiterando a ideia de que há zonas da linha de produção com uma sobrecarga de trabalho.
A agência Lusa tentou ouvir a administração da Autoeuropa, mas não foi possível.

Autoeuropa suspende produção por 13 dias em Dezembro 
T-Roc é a estrela da fábrica de Palmela 
A maior fábrica de automóveis do país e líder nas exportações industriais portuguesas, a Autoeuropa, vai suspender a produção durante 13 dias em Dezembro (os chamados downdays, na nomenclatura da empresa), aos quais deverão ser adicionados outros sete dias (feriados, tolerâncias de ponto, dias de fim-de-semana).
Assim, a operação de Palmela só vai laborar durante 11 dias no mês que vem, ou seja, cerca de um terço dos 31 dias de Dezembro.
As contas são do jornal  Dinheiro Vivo a partir do calendário de produção que consta de um comunicado da Comissão de Trabalhadores, enviado às redações a 17 de Novembro. 
De acordo com a mesma fonte, a empresa informou que o ano de 2020 registou "uma significativa redução de produção para o ano de 2020, a qual sofreu uma quebra na ordem dos sete mil carros, situação que nos merece a maior atenção e preocupação".
Nos últimos anos, até 2019, a Autoeuropa bateu recordes sucessivos de produção, atingindo um máximo histórico de 254.600 veículos no ano passado. A fábrica da Volkswagen abriu em 1995 e atualmente emprega cerca de seis mil pessoas.

Comentários