Requalificação da zona do Barreiro A em curso

Espaço vai criar uma zona, dinâmica, atrativa e inclusiva

A obra de “requalificação da envolvente aos edifícios do antigo dormitório da CP e Armazém de Víveres, no Barreiro”, arrancaram esta semana. Esta empreitada, designada de Barreiro A - Centralidade Acessível, tem a duração de 124 dias, e visa a "requalificação do espaço exterior da envolvente da Estação Ferroviária do Barreiro-A", revela a Câmara do Barreiro. Trata-se de um investimento de quase 700 mil euros que resulta da candidatura ao Acesso + Promoção de Acessibilidade Inclusiva. 
Obras requalificam zona do Barreiro A

Novos pavimentos pedonais e rodoviários, espaços verdes, mobiliário urbano, iluminação pública, rede de rega e drenagem pluvial, fazem parte da lista dos trabalhos de execução, para que o espaço atual seja totalmente transformado. 
"Criar uma zona, dinâmica, atrativa e inclusiva, por oposição ao espaço abandonado e descaracterizado", é o principal objetivo do município que aposta na transformação desta zona, potenciando-a como área central da cidade, tornando-a "mais permeável, fluída e harmoniosamente percorrível", garante o município. 
A solução proposta, pretende dar "continuidade à requalificação urbana iniciada na envolvente próxima, designadamente o loteamento das 'Cordoarias', propondo-se uma ligação direta entre a área central da cidade e a zona da Estação Ferroviária", sublinha a autarquia. 
Durante a intervenção, a área da obra será vedada, pelo que será proibido a entrada de veículos (à exceção de residentes), sendo que, "os veículos que se encontrarem estacionados e possam colidir com a realização dos trabalhos, ficam sujeitos a reboque", avisa a Câmara do Barreiro.
Na assinatura do protocolo entre a autarquia e a IP Património - Administração e Gestão Imobiliária, na primavera de 2018, Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal, disse que o Armazém de Víveres seria utilizado para a "instalação da Assembleia Municipal e para a realização de iniciativas culturais e outras atividades de interesse municipal, enquanto para o terreno e edifício do antigo dormitório, o contrato prevê a instalação de um estabelecimento de alojamento local". Os dois edifícios estão situados junto à estação ferroviária do Barreiro A, no centro da cidade.

Investimento de quase 700 mil euros 
Antigo dormitório da CP vai ser recuperado 
A Câmara do Barreiro vai investir nove milhões de euros no desenvolvimento do concelho com projetos que vão melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das populações, anunciou a autarquia liderada pelo socialista Frederico Rosa, em Setembro. 
"Estamos empenhados em transformar o Barreiro na margem certa do rio Tejo para se viver, investir e trabalhar", disse o vereador do Planeamento e Urbanismo, Rui Braga. 
Na altura, a Câmara do Barreiro explicou que uma grande parte do investimento destina-se à melhoria da mobilidade e acessibilidade do concelho, destacando o projeto de requalificação da zona envolvente aos edifícios do antigo dormitório da CP e Armazém de Víveres.
A obra que começou esta segunda-feira vai renovar "a rede de abastecimento de águas e saneamento, prevê a criação de um novo centro urbano da cidade", adiantou.
Além disso, explicou, a empreitada vai melhorar a "mobilidade pedonal e barreiras arquitetónicas, facilitando a circulação aos transeuntes, sobretudo aos que possuem mobilidade reduzida", num investimento de 699 mil euros que resulta da candidatura ao Acesso + Promoção de Acessibilidade Inclusiva.

Comentários