Percursos escolares cicláveis avançam na Sobreda

Almada investe 765 mil euros na mobilidade ciclável da freguesia 

Arranca esta segunda-feira, 2 de Novembro, a execução dos percursos escolares cicláveis na Sobreda, no concelho de Almada. Trata-se, diz a autarquia em comunicado, de "um investimento municipal de 765 mil euros, que pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e deverá estar concluído até meados de 2021". Estes arruamentos servem "um conjunto de equipamentos como a Escola Secundária Daniel Sampaio, a Unidade de Saúde Familiar da Sobreda, a Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria, o Centro Social Paroquial de Vale Figueira, a Escola Básica Miquelina Pombo e o Parque Multiusos da Sobreda", sublinha a Câmara de Almada. 
Autarquia quer estimular uso da bicicleta no concelho 

A intervenção será faseada e compreende a Rua Dr. Alberto Araújo e a Rua do Movimento das Forças Armadas – percurso entre o cruzamento com a Rua Quinta da Cerieira (junto à Escola Secundária Daniel Sampaio) e a rotunda com a Estrada Nacional 10-1/Estrada Nacional 377, na Sobreda. 
Com uma extensão de cerca de 1,8 quilómetros, a criação deste percurso, diz a autarquia, "contempla a articulação, de forma segura, de três modos de circulação previstos: pedonal, ciclável e rodoviário, dando prioridade aos modos suaves". 
O projeto inclui a alteração dos perfis transversais dos arruamentos, com a construção de passeios em ambos os lados e o estreitamento pontual da largura da faixa de rodagem, a introdução de passadeiras sobrelevadas, a compatibilização das infraestruturas existentes e o aumento dos pontos de captação das águas pluviais e a extensão da rede de coletores existentes.
"Além de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, através da redução do ruído e da poluição do ar, os percursos escolares cicláveis privilegiam o nível de segurança, da convivência entre todos os utilizadores da rua, do ambiente urbano e da qualidade de vida dos munícipes", conclui o comunicado da Câmara de Almada. 

Agência de Notícias com Câmara de Almada
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários

  1. Para quê!? É só passar por lá para ver os carros estacionados na ciclovia, mesmo os carros das oficinas. É menos perigoso manter-se sempre na estrada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário