Palmela reconhecida pelas suas práticas amigas das famílias

Educação, desporto e intervenção social reconhecidos como políticas responsáveis 

Palmela voltou a ser distinguida como Autarquia + Familiarmente Responsável 2020, pelas "suas práticas amigas das famílias", e recebeu a Bandeira com Palma, atribuída aos municípios que obtêm o prémio há três ou mais anos consecutivos. O número total de municípios galardoados este ano pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis subiu para 81, com apenas dois do distrito de Setúbal, entre os quais Palmela. "O trabalho desenvolvido em Palmela em áreas como a educação, o desporto ou a intervenção social revela a atenção que o município presta às famílias, com vista à construção de comunidades mais justas e solidárias", diz a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Políticas sociais são foco da Câmara de Palmela 

O plano inovador de combate ao insucesso escolar 'Eu Conquisto o Meu Sucesso' tem vindo a "estreitar a ligação entre a escola, as famílias e a comunidade, capacitando e proporcionando novas experiências a todos estes atores, por via da educação pela arte e a criatividade", explica a Câmara de Palmela.  
Além de um "conjunto de medidas especiais no âmbito da pandemia covid-19". Entre elas estão a distribuição de máscaras aos alunos de todos os níveis de ensino, aquisição de tapetes desinfetantes para escolas, cedência de equipamentos aos Agrupamentos para crianças com carências económicas, distribuição de termómetros por infravermelhos nas escolas ou o fornecimento de refeições aos alunos carenciados, desde Março, mantendo-se a distribuição de refeições em regime de take away para 31 alunos em Agosto, até ao início do atual ano letivo, entre outras ações. 
A autarquia diz ainda que "mantém-se a gratuitidade das refeições escolares para crianças do pré-escolar e 1.º ciclo cujo agregado familiar se situe nos 1.º e 2.º escalões do abono de família, a oferta dos cadernos de atividades do 1.º ciclo e o acesso a transportes escolares muito além do definido legalmente (mesmo no pré-escolar, para as crianças das freguesias rurais)". 
O município mantém ainda "a atribuição de Bolsas de Estudo (30) e, este ano, além do regime da fruta escolar, implementou uma nova medida de alargamento do reforço alimentar, abrangendo também aos alunos do 1º. ciclo, num total de 3.115 crianças". 
Segundo a Câmara de Palmela, "criou o Cabaz Solidário Saudável, projeto no âmbito do qual foram recentemente distribuídos 267 cabazes, como complemento às medidas de apoio alimentar existentes e em cooperação com a rede social". 
Na área das pessoas de idade maior, destacam-se projetos como o 'Clique sem Idade', que promove "a literacia digital como forma de inclusão, o cartão municipal idade maior ou os programas de atividade física 50+ e viver melhor, viver com autonomia", conta a autarquia.
Destacam-se, ainda, a "tarifa social de água para famílias desfavorecidas ou numerosas; a aprovação do IMI Familiar e as minorações em sede de IMI e outros benefícios fiscais para incentivo ao arrendamento jovem; a comparticipação municipal no passe Navegante, com fortes impactos nas finanças das famílias, em particular, nas modalidades Navegante 12 (gratuito para todas as crianças até aos 12 anos de idade) e Navegante Família", conclui o comunicado da Câmara de Palmela. 
A distinção com Bandeira de Palma, feita pela primeira vez este ano, corresponde às políticas familiarmente responsáveis que têm vindo a ser implementadas continuamente ao longo dos últimos três anos. De referir ainda que a autarquia recebe distinções desta entidade pelo terceiro ano consecutivo.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários