Nova esquadra do Barreiro está pronta no verão de 2021

“Segurança é essencial para a qualidade de vida das pessoas”

As obras de requalificação do edifício para a instalação da 5ª esquadra da PSP, no centro do Barreiro Velho, deverão arrancar ainda este ano. A esquadra que ficará instalada no antigo Café Barreiro, [um edifício histórico da cidade, desde o século XIX], custará mais de um milhão de euros e terá capacidade para acolher um efetivo de 70 agentes. A garantia é dada pelo Ministério da Administração Interna. A obra avança já em Dezembro e prevê-se concluída no verão do próximo ano. A obra já teve anunciada para começar em 2018 mas mas tal não aconteceu devido a problemas financeiros de quem ia fazer a obra, o que obrigou a um novo concurso público. Há um novo empreiteiro e estará tudo pronto para começar uma das obras "mais aguardadas" pela população do Barreiro Velho. Para o governo, a nova esquadra, para além de proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes, permitirá também "reforçar a segurança em toda a zona velha da cidade e na zona ribeirinha".
Obras irão começar já em Dezembro 

Prometida à quase uma década e projetada há muito tempo para um dos cafés com mais memória da zona do Barreiro Velho, a 5ª esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP), estão quase a ser uma realidade naquela zona da cidade. Situada no Barreiro Velho, num prédio do século XIX com uma área global de cerca de 800 metros quadrados distribuídos por três pisos, o imóvel do antigo café Barreiro, foi adquirido pela autarquia há cerca de 15 anos. 
No verão de 2021, em vez de bicas curtas ou doces da região, o velho edifício ganha uma nova vida  será a "nova casa" de 70 agentes da PSP. 
Rui Braga, vereador do Planeamento e responsável pelo projeto, sublinha que a obra, de mais de um milhão de euros, tem como principal objetivo “trazer segurança à zona histórica da cidade, não só ao Barreiro Velho mas também à frente ribeirinha”.
A localização da esquadra foi ainda decidida pelo executivo liderado por Carlos Humberto. Em 2017, o PCP entregou o poder ao executivo socialista [que ganhou as eleições autárquicas desse ano] que, de forma consensual decidiu manter o projeto no mesmo local. Lembra agora Rui Braga, a esquadra será  "instalada num local que tem alguns conflitos de casas com ocupações indevidas que a câmara pretende revitalizar”. 
O autarca socialista diz ainda que a infraestrutura se "insere na estratégia de melhorar a imagem da zona histórica, que tem potencial para ser segura". 
Com um longo percurso que remonta a 2015, ano em que foi aprovado o Contrato de Comodato entre o município do Barreiro e a PSP, a obra que já tinha avançado em 2018 teve de ser interrompida devido a problemas financeiros do empreiteiro. “Foi necessário rescindir contrato e abrir um novo concurso, lançando uma nova empreitada”, conta o autarca. 
O novo equipamento de segurança vai localizar-se naquela zona que, segundo o vereador, não tem nenhuma esquadra da PSP, sendo que a mais próxima situa-se a cerca de dois quilómetros de distância, no parque empresarial Baía Tejo.

Nova esquadra terá melhores condições para a PSP e reforça segurança 
Barreiro Velho e zona ribeirinha mais protegidos
Recorde-se que o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu à assinatura do auto de consignação da nova esquadra da PSP do Barreiro, em 2018, tendo na altura assinalado a importância da política de policiamento de proximidade, que se aplica neste caso, tendo em conta o facto do edifício onde será instalado o equipamento se situar no centro da zona histórica da cidade. 
A abertura da esquadra, para além de proporcionar melhores condições de trabalho, na perspetiva do governante, permitirá também “reforçar aquilo que é uma prioridade nacional – a imagem de segurança do país, da região e também do Barreiro”, pois “a segurança é essencial para a qualidade de vida das pessoas, mas também para o turismo e para o investimento estrangeiro”, referiu na altura. 
De acordo com o projectão inicial, a nova esquadra terá um conjunto de três pisos e um total de 778 metros quadrados.
Também o orçamento que previa um gasto de cerca de 755 mil euros teve de ser reajustado, com o acompanhamento do Ministério da Administração Interna, passando para um milhão e 200 mil euros, devido às alterações que se registam no mercado da construção civil, onde há um aumento de preços dos materiais. 
A nova esquadra vai localizar-se naquela zona que, segundo o vereador, não tem nenhum posto da PSP, sendo que a mais próxima situa-se a cerca de dois quilómetros de distância, no parque empresarial Baía Tejo.

Comentários