Montijo volta a viver Natal com Arte até ao dia de Reis

Não podemos permitir que o vírus nos retire o espírito natalício da solidariedade

O Natal arrancou, no dia 27 Novembro, no Montijo com a inauguração da iluminação de Natal nas ruas da cidade e a abertura da exposição “Subconsciente” - Escultura, Joalharia Contemporânea e Moda de Valentim Quaresma, na Galeria Municipal do Montijo. A vice-presidente da Câmara Municipal, Maria Clara Silva fez as honras e destacou que “vivemos uma época natalícia diferente nas nossas vidas, temos connosco um convidado indesejado. A sua presença não nos permite celebrar o Natal com quem mais amamos". A autarca lembrou se o "Natal é partilha e solidariedade, este ano será vivido por muitos com tristeza, preocupação e revolta. Mas, não podemos permitir que o vírus nos retire o espírito natalício da solidariedade, do perdão, dos afetos, da esperança. Vivamos o Natal de 2020, valorizando gestos simples, com esperança no futuro”, sublinhou Maria Clara Silva. A Comissão da Baixa do Montijo está a promover a campanha “este Natal aposte na Baixa”, procurando promover e dinamizar o comércio tradicional. 
Árvore de Natal e Presépio anima Praça da República

Este ano a programação do Natal com Arte foi adaptada ao contexto pandémico que o país atravessa e oferece, genericamente, iniciativas online que pode ver no conforto e segurança da sua casa, em família, através das plataformas digitais
A primeira semana de Natal com Arte vai contar com animação infantil, espetáculos no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, exposição de artesanato e…naturalmente com o “Pai Natal que entra na tua casa” já nos dias 1, 5 e 6 de Dezembro. 
"Os pais só têm de agendar o dia e hora no site da Câmara do Montijo e no horário marcado os mais novos podem fazer uma videochamada com o Pai Natal e pedir os seus desejos e presentes. Esta iniciativa digital decorre durante 11 dias do mês de Dezembro", lembra a autarquia.
Também o serviço educativo do Museu Municipal, a Biblioteca e a Galeria estão a preparar oficinas e atelieres criativos em formato digital.
Presencialmente, no cumprimento de todas as normas de segurança relativas à covid-19, nesta primeira semana do Natal com Arte destaca-se a abertura da exposição “A Arte dos Presépios”, no dia 5 de Dezembro, no Museu Municipal Casa Mora. A décima segunda edição desta mostra traz peças de 14 artesãos e ceramistas das Caldas da Rainha e está patente até 9 de Janeiro de 2021.

A luz de Natal acendeu-se na cidade 
Apesar dos tempos difíceis, autarquia dinamiza cidade  
Na programação presencial têm lugar, ainda, dois espetáculos no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida. O primeiro foi a peça de teatro infantil “Nicolau e os Patagões”, no passado sábado. O segundo espetáculo é um concerto Gospel de Liliana Pinheiro, no dia 6 de Dezembro, pelas 16h30. A entrada é gratuita, mediante reserva e levantamento de bilhete (no máximo quatro bilhetes por pessoa). É importante que levante antecipadamente os bilhetes para evitar ajuntamentos no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida.
Apesar de todas as restrições a que estamos obrigados este ano, a Câmara do Montijo procurou desenvolver "uma programação de Natal abrangente e com qualidade que permita conotar a época com o brilho e a magia próprios desta quadra festiva, recorrendo essencialmente aos meios digitais e promovendo espetáculos presenciais que cumprem todas as normas de segurança", lembra a autarquia em comunicado. 
O presépio, a árvore de Natal [ambos na praça da República] são duas das atrações que lembram o "espírito natalício", tal como a iluminação da igreja e das principais artérias da cidade. A autarquia pede ainda que se faça as compras de Natal no comércio local.  A Comissão da Baixa do Montijo está a promover a campanha “este Natal aposte na Baixa”, procurando promover e dinamizar o comércio tradicional.

Prémio para quem compre no comércio local 
Natal continua a ter arte para ver na Galeria Municipal 
Por cada 15 euros de compras feitas nas lojas aderentes, ganha um autocolante para colocar no Postal da Sorte. Quando completar o Postal, deve colocá-lo na tômbola (localizado na Galeria Municipal) para que se habilite ao sorteio que vai decorrer no Dia de Reis (6 de Janeiro de 2021). O prémio é um fim de semana num hotel, em Portugal, para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído.
Esta iniciativa da Comissão da Baixa do Montijo tem o apoio da Câmara do Montijo que está, também, a promover a campanha “neste Natal, escolhi o comércio local – um cliente, um amigo” que disponibiliza Cartões Presente aos lojistas aderentes, por forma a potenciar vendas e incrementar a atividade no comércio local.
Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal já "tem apoiado frequentemente a Comissão da Baixa Montijo e os lojistas de comércio tradicional, procurando revitalizar o comércio local do concelho", diz a autarquia em comunicado.
Entre as ações desenvolvidas recentemente estão, por exemplo, o apoio ao novo vídeo de promoção da Baixa do Montijo, a distribuição de sacos, a cedência de espaços publicitários e promocionais (outdoors, etc), a distribuição de máscaras de proteção ou a isenção de taxas de publicidade e de ocupação do espaço público até ao final do ano no âmbito das medidas de apoio e estímulo económico devido à pandemia da covid-19.
A Comissão da Baixa do Montijo representa mais de 150 lojistas, empresário e coletividades e tem desenvolvido "um trabalho de grande mérito na mobilização dos comerciantes locais e na divulgação e dinamização da baixa da cidade junto de toda a população, com o objetivo de dar a conhecer todas as iniciativas que acontecem na cidade do Montijo", sublinha a autarquia. 

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários