Inaugurado novo centro de testes covid-19 de Setúbal, Palmela e Sesimbra

Novo centro terá capacidade para atender 216 doentes por dia

As novas instalações do centro de testes à covid-19 e do atendimento a doentes respiratórios dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra foram inauguradas, esta segunda-feira, em área do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal. O Centro de Diagnóstico Laboratorial à covid-19 e o atendimento a doentes respiratórios estavam atualmente instalados no edifício da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, no Vale do Cobro, mas o aumento dos casos de pessoas infetadas com o novo coronavirus levou à necessidade de procurar um espaço mais amplo e com melhores condições de atendimento. O centro serve toda a população de Setúbal e Azeitão, além de grandes centros urbanos de Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Quinta do Conde, Sesimbra e Palmela, além dos residentes das zonas rurais dos três concelhos. Para já, o centro funciona de segunda-feira a domingo, das 14 às 20 horas, mas quando o aumento da procura o justificar, nas próximas semanas, poderá vir a funcionar das oito às 20 horas. 
Centro começou a funcionar esta segunda-feira

O Centro de Diagnóstico Laboratorial à covid-19 e o Atendimento a Doentes Respiratórios, anteriormente instalados no edifício da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, no Vale do Cobro, funcionam, a partir da tarde desta segunda-feira, nas instalações requisitadas pela Câmara de Setúbal ao Instituto do Emprego e Formação Profissional.
O novo espaço, alvo de obras de adaptação por parte da autarquia, “permite responder ao aumento da procura de doentes com problemas respiratórios e de pessoas que necessitam de realizar teste à covid-19, aumentando a rapidez do atendimento e o conforto dos utentes”, sublinhou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, na inauguração das instalações.
“Os centros de saúde e o Centro Hospitalar de Setúbal estão a ficar com cada vez menos capacidade de resposta. Com o agravamento expectável no inverno, tornava-se urgente uma solução para aliviar esta afluência”, salientou a autarca.
O espaço cedido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional contempla uma área de receção e uma sala de espera ampla, bem como três gabinetes de enfermagem, onde é realizada a triagem dos doentes, seis gabinetes médicos, uma sala de colheitas e um laboratório de testes.
Para garantir o isolamento relativamente às restantes instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, a autarquia colocou duas divisórias no interior do espaço de forma a “criar uma zona isolada onde não exista contacto entre os utentes do atendimento e os funcionários e alunos do centro de formação”, adiantou Maria das Dores Meira.

Centro funciona entre as 14 e 20 horas 
Autarcas já visitaram as instalações 
No exterior, os serviços municipais criaram um parque de estacionamento e um acesso próprio, no lado da Rua da Azinhaga dos Trabalhadores, de utilização exclusiva dos utentes do Atendimento a Doentes Respiratórios.
O Atendimento a Doentes Respiratórios tem “uma capacidade máxima para atender 216 doentes por dia, num horário de funcionamento entre as oito da manhã e as oito da noite, ou seja, o dobro dos atendimentos anteriormente em Vale do Cobro”, destacou o diretor executivo do ACES Arrábida, Luís Pombo.
Para já, o Atendimento a Doentes Respiratórios funciona de segunda-feira a domingo, das 14 às 20 horas, mas “quando o aumento da procura o justificar, nas próximas semanas, poderá vir a funcionar das oito às 20 horas”, explica Luís Pombo.
A partir de agora, os doentes com queixas do foro respiratório devem dirigir-se diretamente ao novo Atendimento a Doentes Respiratórios, nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.
No caso de se terem deslocado primeiro ao Centro Hospitalar de Setúbal, serão encaminhados para o Atendimento a Doentes Respiratórios se no momento da triagem lhes tiver sido atribuída a pulseira verde ou azul, as menos urgentes da Triagem de Manchester.
Já o centro de testes à covid-19 funciona de segunda-feira a sábado, das 14 às 19 horas, com técnicos do Laboratório Germano de Sousa.
Para a realização dos testes, é necessária uma triagem obrigatória na Linha Saúde 24 e pelos médicos de família e, posteriormente, uma marcação para os números de telefone do ACES Arrábida, 966 501 091 e 966 512 191.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários