Hospital de Setúbal com verba no Orçamento do Estado para 2021

PCP inclui no orçamento nacional o ampliamento do São Bernardo 

O Orçamento do Estado para 2021 vai, afinal, contemplar os necessários e esperados meios financeiros para as obras de ampliação do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, mas apenas em "resultado de propostas apresentadas pelo PCP, já que a versão original do documento do Governo não tinha inscritas estas verbas", disse esta quinta-feira a autarquia sadina [de gestão comunista] em comunicado. O Orçamento de Estado prevê ainda verbas para a construção de instalações próprias para a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, exigidas pelos 'Os Verdes' durante as negociações com o Governo na Assembleia da Saúde.  
Autarquia anuncia ampliação de hospital 

Importa salientar que, mesmo que houvesse decisão do Conselho de Ministros de avançar com as obras, elas não poderiam, de forma alguma, concretizar-se se as verbas necessárias não estivessem previstas no Orçamento do Estado, o que acontece agora graças à "intervenção, na Assembleia da República, do Partido Comunista Português nas negociações do documento orientador de toda a atividade do Estado para 2021", sublinha o documento da Câmara de Setúbal. 
O município, destaca igualmente, que, embora pudesse haver o reconhecimento do Governo da necessidade da obra, a verdade é que, "e precisamente porque não estavam previstas verbas em Orçamento, ela não avançou em 2020, ao contrário do que foi reiteradamente prometido e garantido", lembrou a mesma nota de imprensa. 
A Câmara de Setúbal saúda a "aprovação desta proposta, assim como saúda a aprovação da proposta apresentada pelo Partido Ecologista Os Verdes pela qual se inclui no Orçamento as necessárias verbas para a construção de instalações próprias para a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal". 

Câmara vai ficar atenta ao início das obras 
Novo São Bernardo já tem projeto 
Com estas iniciativas corrige-se grave lacuna existente na proposta inicial do Orçamento do Estado para 2021, na qual não se previa verba para a construção destes dois importantes projetos há muito exigidos pela população de Setúbal e pela comunidade escolar do Instituto Politécnico de Setúbal. 
O Executivo municipal vê assim "reconhecidos os esforços e a pressão que tem vindo a desenvolver para garantir a concretização destes projetos que irão reforçar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde à população do concelho de Setúbal e da região", já que o hospital de São Bernardo é referência para as populações dos concelhos de Sesimbra e Palmela. 
Com a certeza de que vale a pena lutar pela construção de mais e melhor cidade, a Câmara de Setúbal "apela à população e às comunidades hospitalar e educativa para que, com a autarquia, se mantenham atentos e intervenientes para que as propostas agora aprovadas sejam efetivamente concretizadas", conclui o comunicado da autarquia sadina.
Lembre-se que, no início do mês, o Ministério da Saúde faz depender a ampliação do Hospital São Bernardo, da exploração turística do Hospital do Outão, Na altura a Câmara de Setúbal disse que "os responsáveis ministeriais, apesar de reconhecerem a importância desta obra fazem depender o seu lançamento da criação de condições financeiras que possam resultar de um futuro processo de exploração turística do atual Hospital Ortopédico Santiago do Outão, no âmbito do Programa Revive". 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

www.adn-agenciadenoticias.com


Comentários