Há 172 infetados em três lares de Setúbal

Dois lares da Santa Casa e Centro Social e Paroquial da Anunciada com surtos de covid-19 

Portugal teve o dia mais mortal da pandemia ao registar o número mais elevado de mortes devido à covid-19 desde Março. De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde, que foram divulgados esta segunda-feira, Em Setúbal, dois dos quatro lares da Santa Casa da Misericórdia têm um total de 134  pessoas  infetados pelo novo coronavírus, entre utentes e funcionários. No Paula Borba faleceu um utente vítima da covid-19 e outro está internado. Dos 93 idosos que residem neste lar, 69 estão infetados, assim como 15 funcionários. A falta de pessoas levou a Santa Casa da Misericórdia a procurar um recrutamento de emergência, em conjunto com o Instituto de Emprego, para assegurar a assistência aos idosos. Já no Centro de Apoio à Terceira Idade, também em Setúbal, 50 dos 76 idosos estão contaminados.  Outra situação a merecer cuidados em lares da cidade é o do Centro Social e Paroquial da Anunciada, com 38 casos de confirmados pela infeção da covid-19. Destes, 14 são funcionários. 
Surto em três lares da cidade alarma autoridades 

Os surtos de covid-19 em lares continuam a ser motivo de grande preocupação no país e região de Setúbal, onde o novo coronavirus continua a fazer "vítimas" um pouco por todos os concelhos do distrito. 
A cidade de Setúbal é a que mais preocupa as autoridades de momento. Os 50 idosos infetados com a covid-19 no Centro de Apoio à Terceira Idade da Misericórdia de Setúbal estão a ser monitorizados num piso superior da instituição e “acompanhados por uma equipa dedicada”, pelo que “a situação está controlada”, não tendo havido necessidade de nenhuma hospitalização, disse ontem o Provedor Cardoso Ferreira. Neste mesmo lar encontram-se ainda infetados quatro funcionários.
No Lar Paula Borba, também sob a alçada da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, registavam-se nesta segunda-feira, 69 idosos que testarem positivo e mais 15 funcionários. “Este problema de pessoal em quarentena é, de momento, a maior dificuldade. Mas a situação está devidamente controlada, com os serviços assegurados”, explicou o provedor da Santa Casa da cidade.
Nesta segunda-feira, onde se comemorou o dia dos finados e, ao mesmo tempo, dia de luto nacional em memória às 2590 pessoas que faleceram devido à pandemia da covid-19, Esta é também uma segunda-feira negra. Portugal registou 46 vítimas mortais de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 2590. O número que consta do boletim da Direção-Geral da Saúde, esta segunda-feira, supera dias negros como sexta-feira (40 óbitos) e sábado, com 39.
O número de internamentos deu mais um salto de gigante, com mais 133 pessoas admitidas em ambiente hospitalar, o segundo dia com maior crescimento, depois dos 150 de domingo, enquanto o total de doentes em unidades de cuidados intensivos subiu de 284 para 294 (mais 10). 
Daí que as autoridades estejam focadas em controlar o avanço das doença nos lares. A situação sanitária nas duas instituições da Misericórdia de Setúbal, onde já faleceu uma pessoa, está a ser gerida pelas autoridades de saúde e pela Segurança Social, sendo que, segundo o Provedor, “estão a ser escrupulosamente cumpridas todas as determinações ao abrigo do plano de contingência”.
Recorde-se que o Lar Paula Borba é o maior do concelho de Setúbal, com 96 idosos permanentes, sendo que o edifício data de 1913, com maior dificuldade de reorganização de serviços. Já o Centro de Apoio à Terceira Idade dispõe de instalações mais recentes e conta 73 utentes.
Outra situação a merecer cuidados em lares de Setúbal é o do Centro Social e Paroquial da Anunciada, com 38 casos de confirmados pela infeção da covid-19, entre os quais conta-se 14 funcionários, segundo um comunicado da Diocese de Setúbal.

Comentários