Grupo de sócios quer destituir direção do Vitória de Setúbal

Presidente é acusado de não cumprir as promessas de campanha

Um grupo de associados do Vitória de Setúbal, clube do Campeonato de Portugal de futebol, começou esta segunda-feira a recolher assinaturas com o objetivo de destituir a direção que é desde 18 de Outubro presidida por Paulo Rodrigues. O requerimento para a realização de uma Assembleia-Geral Extraordinária de caráter deliberativo será, depois de recolhidas as 100 assinaturas necessárias, enviado ao líder da mesa da Assembleia-Geral, Nuno Guerreiro Soares, que irá posteriormente decidir sobre o único ponto da ordem de trabalhos."Temos falado com verdade. A solução da anterior administração tem um orçamento gigantesco para a 3.ª Divisão. Não conseguimos canalizar receitas, a receita do Vitória é zero, só cumprimos por via do investidor. Estamos a negociar com a Fundbox, querem 60 por cento da SAD, mas os sócios têm de aprovar. Estamos com dificuldades, mas a trabalhar", disse Paulo Rodrigues.
Três semanas depois sócios querem nova direção 

"Os sócios signatários deste requerimento solicitam ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Vitória FC, que se digne a realizar, com caráter de urgência e em observância do contexto da pandemia covid-19, uma Assembleia-Geral de caráter deliberativo e com a seguinte ordem de trabalhos: destituição da direção do Vitória FC", lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.
No requerimento que está disponível aos sócios que o queiram assinar na sede do São Domingos, clube popular da cidade de Setúbal - e um dos clubes históricos do desporto português -  o presidente Paulo Rodrigues é acusado de não cumprir as promessas que fez durante a campanha, nomeadamente regularizar os salários dos funcionários do clube, contribuindo para "o agravamento das condições sociais dos funcionários e das suas famílias".
"Desrespeita a maioria relativa de associados que lhe confiaram o seu voto, ao governar o clube à revelia do programa de mandato proposto a votação sob o lema 'Verdade, Trabalho e Futuro', porquanto não se vislumbra evidências de o mesmo estar a ser cumprido. Evidenciaram nos seus atos e conduta não estarem à altura de devolver o clube a uma posição consentânea com os seus quase 110 anos de história ao serviço de Setúbal e do país", referem os promotores da iniciativa.
Paulo Rodrigues, líder da lista B, foi a 18 de Outubro eleito presidente do Vitória de Setúbal, para o mandato 2020-2023, com um total de 587 votos. O ex-empresário de futebol, de 43 anos, foi o mais votado das três listas candidatas, vencendo a liderança do clube do Campeonato de Portugal frente aos oponentes Vítor Hugo Valente (lista A), com 368 votos, e Nuno Soares (lista C), com 538, que foi o segundo mais votado.

Direção está a negociar venda da SAD à Fundbox
Nesta segunda-feira, o plantel não se treinou devido aos salários em atraso. O jornal A Bola escreve que o elenco pondera tomar uma posição esta semana e a relação com a Direção não é a melhor. A Direção está a negociar a venda da maioria do capital da SAD à Fundbox. O negócio está a avançar, mas terá de ser aprovado pelos sócios do Vitória em assembleia geral. Paulo Rodrigues assume total transparência com a equipa de futebol.
"Temos falado com verdade. A solução da anterior administração tem um orçamento gigantesco para a 3.ª Divisão. Não conseguimos canalizar receitas, a receita do Vitória é zero, só cumprimos por via do investidor. Estamos a negociar com a Fundbox, querem 60 por cento da SAD, mas os sócios têm de aprovar. Estamos com dificuldades, mas a trabalhar", vincou o líder dos sadinos.
Os futebolistas Rui Fonte e Wilson Eduardo, através da plataforma Do Futebol Para a Vida, decidiram ajudar os funcionários do Vitória, assim como Duarte Gomes, ex-árbitro. Também o Sindicato dos Jogadores Profissionais dos Jogadores de Futebol está pronto para auxiliar os futebolistas através do Fundo de Garantia Salarial. Joaquim Evangelista, líder do Sindicato, é esperado no Bonfim esta semana.
Paulo Rodrigues promete pagar aos funcionários até final da semana. "Não é verdade que tenhamos deixado os funcionários ao abandono. Tentamos ajudar ao máximo, vamos regularizar a situação durante a semana", referiu Paulo Rodrigues.
O presidente pede mais união em torno do clube e conta que dívidas novas aparecem todos os dias. "A antiga Direção não pagava o pão há cinco meses. O pão! É para perceberem a decadência do clube e o que se tem passado no Vitória. Ninguém tem noção de como encontrámos o clube. Já podíamos ter abandonado, mas não abandonámos. Queremos salvar o clube e estamos unidos", diz Paulo Rodrigues. 

Comentários