Câmara de Setúbal assume novo centro de saúde de Azeitão

Autarquia avança para nova unidade com ou sem apoio do Governo 

A Câmara de Setúbal vai lançar em breve o concurso público para a construção de um novo centro de saúde em Azeitão. Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do Poder Central e de o Governo não ter ainda garantido o financiamento necessário à concretização do projeto, a Câmara Municipal "irá garantir o arranque de uma obra que corresponde a justas e antigas aspirações da população de Azeitão, disse a autarquia em comunicado". A autarquia quer ainda avançar com novos centros de Saúde da Bela Vista e bairro do Liceu, ambos na cidade de Setúbal. 
Azeitão vai ter novo centro de saúde em 2022

O atual Centro de Saúde de Azeitão funciona numa moradia sem espaço nem condições para garantir o acesso dos azeitonenses aos cuidados de saúde primários, o que torna ainda mais urgente a resolução deste problema.
"Com a preocupação de assegurar o acesso de todos aos cuidados de saúde, ao respetivo médico e enfermeiro de família, a Câmara de Setúbal assumiu um acordo de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a construção deste novo equipamento", sublinha a Câmara sadina. 
O município disponibilizou um terreno junto da Piscina Municipal de Azeitão, assegurou o projeto de especialidades, os arranjos exteriores, a candidatura do projeto a fundos comunitários, bem como a gestão da empreitada de construção.
"Finalizada a elaboração do projeto de arquitetura da responsabilidade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a autarquia está agora em condições de lançar o concurso público para esta empreitada de construção", aponta o mesmo comunicado. 
Caso não se registe qualquer atraso na emissão de visto pelo Tribunal de Contas, é expectável, diz a autarquia, "que em 2022 o novo Centro de Saúde de Azeitão, com a instalação de duas Unidades de Saúde Familiares, possa ser uma realidade", defende a Câmara de Setúbal. 

Autarquia quer avançar no Bairro do Liceu e Bela Vista 
Cidade quer mais médicos e centros de saúde
Na semana passada, a presidente da Câmara de Setúbal reuniu com a ministra da Saúde, Marta Temido, onde foi "reafirmado o acordo entre o município e este ministério para a construção de outros dois novos centros de saúde, um na Bela Vista, em substituição do que existe atualmente no Bairro de Santos Nicolau, e outro no Bairro do Liceu, ainda que não estejam previstas quaisquer verbas na proposta de Orçamento do Estado de 2021 para o lançamento destas obras", contou a autarquia sadina.
A Câmara de Setúbal refere ainda que a presidente do município lembrou que a autarquia disponibilizou os terrenos para a construção destes novos centros de saúde, que, por isso, "estão apenas dependentes do empenho do Governo em assumir o seu financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência, que prevê cerca de 463 milhões de euros para o aumento das respostas da rede de Cuidados de Saúde Primários".
"A autarquia setubalense considera que, em face dos quase 14 mil milhões de euros previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, a resolução das graves carências do Serviço Nacional de Saúde no concelho de Setúbal e na região só se poderá concretizar em consequência da dimensão do empenho e vontade política do Governo", sublinha a Câmara de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários