Alcochete declara interesse municipal no antigo centro de saúde

Autarquia quer dar uma nova vida a edifício histórico da vila

A Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, a classificação de Interesse Municipal do imóvel, propriedade do município, situado na rua Dr. Ciprião de Figueiredo n.ºs 24 a 30, em Alcochete. Esta proposta vai ser remetida à Assembleia Municipal para aprovação. O presidente da câmara municipal, Fernando Pinto, destacou a importância patrimonial habitacional do concelho. “Este edifício faz parte da nossa identidade social, cultural e da nossa identidade enquanto alcochetanos e é recordado como o edifício do antigo centro de saúde, mas teve já outras valências”, sublinhou o autarca.
Autarquia quer preservar memória do  edifício  

“Do ponto de vista técnico, o edifício reúne todas as condições para ser declarado de Interesse Municipal o que no futuro poderá ser muito útil numa candidatura ao Quadro de Apoio Comunitário”, acrescentou Fernando Pinto.
O referido imóvel é uma casa senhorial de características rurais, construída no final do século XIX. Na frontaria encontra-se a data de 5 de julho de 1872. À data da construção a casa encontrava-se fora do aglomerado urbano antigo da vila de Alcochete, que se desenvolveu ao longo das vias, ocupando os limites das quintas. 
A casa era envolvida lateralmente por edifícios de rés-do-chão, posteriormente demolidos e substituídos por prédios de habitação coletiva, construídos nos anos sessenta/setenta. A fachada posterior comunica com um pequeno logradouro limitado por murete, com acesso a antiga propriedade rural, objeto de obras de urbanização. 
O edifício localizado em espaço urbano consolidado estabelece uma boa ligação com o Núcleo Antigo de Alcochete.
Identificada como casa da família de Manuel da Costa e posteriormente propriedade de Aires de Carvalho, o edifício cumpriu funções habitacionais, até ser adquirido pela autarquia em 1981 para o funcionamento de serviços e nele foi instalada a Fundação João Gonçalves Júnior, com as valências de infantário e creche. 
Numa fase posterior funcionou como Centro de Saúde de Alcochete. Hoje, diz o município, o "edifício encontra-se devoluto e serve de arrumos ao Museu Municipal de Alcochete, que se encontra localizado no mesmo arruamento". Algo que a autarquia ribeirinha quer mudar e dar uma nova vida a este edifício histórico da vila. 

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete  

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários