Alcochete apoia idosos na vacinação contra a gripe

Autarquia quer vacinar 1700 idosos. Gripe matou mais de 3300 pessoas no ano passado 

Os munícipes com 65 ou mais anos de idade podem dirigir-se a uma das quatro farmácias do concelho de Alcochete para, gratuitamente, serem vacinados com a vacina contra a gripe sazonal, "sem nenhum custo e sem necessidade de receita médica", diz a Câmara de Alcochete em comunicado.  Esta medida surge no âmbito da iniciativa 'Vacinação SNS Local' que resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias e que conta com a participação da Associação Dignitude e do município de Alcochete. Fernando Pinto lembrou que “em 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, o vírus da gripe foi a causa de 3.331 óbitos em Portugal e que este ano, face ao contexto mundial da pandemia de covid-19, a vacinação contra a gripe é seguramente mais importante para a população”, sublinhou o presidente do município.  
Idosos de Alcochete com apoio para vacina da gripe 

Neste contexto, a câmara municipal aprovou na reunião pública a celebração de um protocolo com a referida Associação com o objetivo de proteger os mais vulneráveis através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias. Este protocolo está em vigor até 31 de Março de 2021.
No âmbito do protocolo, o município de Alcochete vai apoiar o serviço de administração da vacina com um custo por utente de 2,25 euros até ao número máximo de 1700 beneficiários, sendo que a Associação Dignitude suporta os restantes 25 cêntimos e também já se comprometeu em pagar na totalidade do valor convencionado pelas farmácias (2,50 euros cada) o ato de administração das vacinas aos 50 primeiros utentes, sendo que o cumprimento do objetivo de vacinar até 1700 idosos nas farmácias do concelho depende do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é a entidade responsável por fazer chegar as vacinas às farmácias aderentes.
O presidente da Câmara de Alcochete referiu que a reunião mantida com a Associação Nacional das Farmácias permitiu ao município “fazer parte da solução de descentralização da administração das vacinas contra a gripe para utentes com 65 ou mais anos de idade” e que “o objetivo é retirar do Centro de Saúde um aglomerado de pessoas que poderão assim dirigir-se às farmácias, que no caso de Alcochete são quatro: duas na freguesia de Alcochete, uma na freguesia de Samouco e outra na freguesia de São Francisco”.
Sobre a importância da vacinação contra a gripe, Fernando Pinto lembrou que “em 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, o vírus da gripe foi a causa de 3.331 óbitos em Portugal e que este ano, face ao contexto mundial da pandemia de covid-19, a vacinação contra a gripe é seguramente mais importante para a população”.

Autarquia quer garantia de vacinas para 1700 pessoas 
Farmácias asseguram vacinação para a gripe
O autarca destacou também que “de modo a ser assegurada a garantia de qualidade para a prestação do referido serviço, as farmácias têm que garantir níveis elevados, quer de qualidade técnica, quer profissional”, que vão desde a existência de um gabinete personalizado à garantia de acondicionamento, formação obrigatória, certificação de competências até ao cumprimento dos pressupostos de higiene, segurança e gestão de resíduos.
Para Fernando Pinto, “o município tem uma intervenção ativa na proteção da sua população mais vulnerável no atual contexto pandémico”, apoiando mais de 50 por cento dos idosos existentes no concelho. Contudo, “estamos a protocolar 1.700 vacinas mas não temos a garantia de que essas 1.700 vacinas sejam de facto disponibilizadas pelo SNS. Ainda assim julgo que é uma medida empreendedora, que vem no seguimento daquilo que é estratégico para este executivo, que é fazer parte integrante das soluções na defesa intransigente da sua população, independentemente de quem seja a competência primordial e neste caso estamos a falar de um investimento na ordem dos três mil e 700”, destacou o presidente da Câmara. 
O autarca referiu que, numa primeira fase, serão distribuídas 50 vacinas a cada farmácia e a partir daí as farmácias podem solicitar um máximo de 15 vacinas por dia e que os utentes vão às farmácias fazer a sua inscrição e articulam a sua vacinação em função da disponibilidade de vacinas. “Vamos esperar que o SNS possa disponibilizar o maior número possível de vacinas ao concelho de Alcochete ao abrigo do referido protocolo”, concluiu o chefe do executivo municipal. 

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários