Alcochete alarga ao pré-escolar a distribuição de fruta

Projeto chega a mais de mil crianças nas escolas do 1º ciclo e pré-escolar 

O município de Alcochete alargou às crianças do pré-escolar a distribuição gratuita de uma peça de fruta às terças e quintas-feiras, no período do intervalo e do lanche no âmbito do Regime Escolar 2020/2021, um programa dirigido aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico dos estabelecimentos de ensino público. O Regime de Fruta Escolar visa incentivar o consumo de hortofrutícolas ao longo da vida das crianças, contribuir para a redução da obesidade e de outras doenças relacionadas com maus hábitos alimentares e contrariar a mortalidade que deriva do consumo inadequado de frutos e hortícolas nos países da União Europeia. Em Alcochete, a fruta é dada a cerca 1130 crianças em todas as freguesias.
Fruta chega às escolas de Alcochete 

Com esta medida do município de Alcochete são "abrangidas 315 crianças nos jardins de infância e 815 crianças no 1.º ciclo do ensino básico no presente ano letivo", diz a autarquia em comunicado. 
O referido Regime Escolar é uma iniciativa da União Europeia, que comparticipa o seu custo durante 30 semanas com o "objetivo de promover o consumo de fruta e a agricultura"
Nas escolas e jardins de infância do concelho de Alcochete, a distribuição gratuita de fruta está em vigor desde 22 de Setembro último.
A implementação do Regime de Fruta Escolar pressupõe diversas medidas de acompanhamento do projeto ao nível nacional com atribuição de prémios aos alunos que consumam mais hortofrutícolas e os adotem como parte integrante dos lanches, bem como às escolas e aos municípios que desenvolvam as melhores práticas.
Este programa de educação alimentar parte do facto de que é nos primeiros anos de escolaridade – do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo – que as atitudes face à alimentação parecem ser mais suscetíveis de serem melhoradas e do facto de que as escolas detêm uma posição privilegiada para influenciar tanto a alimentação como a atividade física das crianças.
"O Regime de Fruta Escolar visa incentivar o consumo de hortofrutícolas ao longo da vida das crianças, contribuir para a redução da obesidade e de outras doenças relacionadas com maus hábitos alimentares e contrariar a mortalidade que deriva do consumo inadequado de frutos e hortícolas nos países da União Europeia", explica a norma da Comunidade Europeia.  
No âmbito do Regime de Fruta Escolar, os municípios envolvidos "contribuem para dinamizar a economia local através da sensibilização da comunidade e das associações de produtores locais e promovem a ligação entre os órgãos centrais, as escolas e a comunidade, assegurando a compra e distribuição dos produtos", sublinha o documento. 

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários