Setúbal ganha novos contentores enterrados

Há vantagens ambientais e ganha-se capacidade de armazenamento de detritos

A Câmara de Setúbal está a instalar mais de um dezena de contentores enterrados na zona sul do Bairro do Monte Belo, o que se traduz "numa maior capacidade de deposição de lixo e em mais qualidade urbana", explica a autarquia em comunicado.  Esta operação resulta na expansão do sistema de deposição e recolha de resíduos sólidos urbanos em contentores subterrâneos, com um volume unitário de cinco mil litros, com a colocação de mais 11 moloks em vários pontos. O que representa, segundo a Câmara de Setúbal, "um acréscimo da ordem dos 64 por cento que permite também otimizar a utilização dos recursos municipais na recolha dos resíduos sólidos urbanos".
Autarquia continua a investir em contentores enterrados  

A Câmara de Setúbal está a proceder à instalação de 11 contentores enterrados na zona sul do Bairro do Monte Belo, o que se traduz numa maior capacidade de deposição de lixo e em mais qualidade urbana.
Esta operação resulta na expansão do sistema de deposição e recolha de resíduos sólidos urbanos em contentores subterrâneos (moloks), com um volume unitário de cinco mil litros.
"Os novos contentores permitem o aumento da capacidade de deposição de 33. 600 litros para 55 mil litros, um acréscimo da ordem dos 64 por cento que permite também otimizar a utilização dos recursos municipais na recolha dos resíduos sólidos urbano", explica a autarquia sadina. 
Os moloks, fabricados em polietileno de alta densidade, apresentam uma capacidade de armazenamento para resíduos de cinco metros cúbicos cada, ou seja, cinco mil litros, quando o volume unitário de um contentor convencional é de apenas 800 litros.
Segundo informação da autarquia, "estes equipamentos são mais funcionais e com melhor capacidade de integração na malha urbana. Possibilitam o melhoramento das condições de higiene ao retirar da via pública um total de 42 contentores convencionais de superfície". 
Por se tratar de equipamentos instalados no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a "deterioração dos lixos e consequente emissão de cheiros é retardada, o que se traduz em benefícios para o espaço público", refere o comunicado da Câmara local. 
Com esta intervenção, a decorrer desde o final de Setembro e executada por administração direta, ou seja, com recursos técnicos e humanos próprios da autarquia, fica uniformizada a metodologia de recolha naquela zona da cidade.
Assim, tanto nas zonas norte e sul do Bairro do Monte Belo, como em Vale do Cobro, "o sistema de deposição de resíduos sólidos urbanos passa a estar coberto pela rede de equipamentos de contentores enterrados", conclui a Câmara de Setúbal. 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários