Palmela deu boas vindas à comunidade educativa

“Era essencial o regresso à escola”

A Câmara de Palmela já deu as boas vindas à comunidade educativa, numa cerimónia simbólica que decorreu no Cineteatro São João, em Palmela. Num ano atípico e repleto de novos desafios, o município deixou uma mensagem de esperança e coragem a todos os profissionais que, neste ano letivo, estão ao serviço da população do concelho de Palmela. Relembrando a sociabilização como parte determinante do crescimento do cidadão, o presidente do município de Palmela referiu que “era essencial o regresso à escola”, disse Álvaro Amaro, enaltecendo a capacidade de resiliência da comunidade educativa e a sua adaptação à mudança.
Circo Dallas animou regresso dos professores 

Habitualmente marcada por vários momentos de diálogo, afetos, reencontros e trocas de experiências, também este ano, a Receção à Comunidade Educativa assumiu novos contornos, apresentando um formato mais reduzido, adaptado aos constrangimentos da pandemia que por cá anda este ano. A sessão começou com a apresentação da campanha “Educação com Sentido é Ir no Sentido de Todos”. Através de rostos e frases simbólicas, a campanha reforça a importância de uma Educação contínua e transversal ao longo da vida, sendo esta um dos principais pilares para combater as desigualdades sociais.
A animação da Receção à Comunidade Educativa teve “uma magia especial”, estando a cargo dos malabarismos e artes circenses do Circo Dallas. Visto não se realizarem espetáculos de circo desde o passado mês de Março, a companhia residente no concelho há 50 anos agradeceu o convite do município para atuar nesta iniciativa.
Relembrando a sociabilização como parte determinante do crescimento do cidadão, o presidente do município de Palmela referiu que “era essencial o regresso à escola”, enaltecendo a capacidade de resiliência da comunidade educativa e a sua adaptação à mudança.
Perante este contexto, e de modo a assegurar um novo letivo “seguro, positivo e de sucesso” Álvaro  Amaro destacou como fator positivo “a articulação próxima entre as instituições e equipas” na implementação de novos procedimentos.
Em prol de uma maior prevenção, e na sequência de reuniões realizadas entre a autarquia e os três Agrupamentos de Escolas, foram accionadas um conjunto de medidas, com destaque para: entrega de uma máscara a cada aluno de todos os anos de escolaridade do ensino básico; aquisição de tapetes desinfetantes para as entradas de cada edifício escolar; testagem das auxiliares de ação educativa da educação pré-escolar e refeitórios, bem como dos motoristas dos transportes escolares; entrega de termómetros de infravermelhos aos jardins-de-infância; reorganização dos circuitos de transporte para respeitar o distanciamento social; fornecimento de refeições a alunas/os carenciados, desde Março, mantendo-se em Agosto, e até início do ano letivo, a distribuição de refeições, em regime de take-away, para 31 alunos; cedência de 30 computadores portáteis e de 75 hotspots para crianças com carências económicas e colocação de uma webcam, auscultadores e um par de colunas em cada sala de aula.

Aposta na educação é premissa do município 

A par destas medidas excecionais, o município continua a apostar nos apoios socieducativos às famílias, assim como na requalificação do parque escolar.
"Depois de inaugurada a Escola Básica de Cabanas, após empreitada de ampliação e requalificação, os investimentos continuam noutros pontos do território, com obras em curso ou em planeamento, em edifícios, logradouros e espaços de jogos e recreio", sublinhou a autarquia. 
Neste âmbito, destaque para a "obra de ampliação do refeitório da Escola Básica Zeca Afonso, em Pinhal Novo, assim como para a alteração do logradouro e requalificação do seu Espaço de Jogo e Recreio, e para a adjudicação do projeto para a construção de um novo pavilhão desportivo na Escola Secundária de Palmela.
Sobre este último, o presidente da Câmara Municipal recordou que, tratando-se de uma questão antiga, e apesar de não ser da sua competência, o município tem procurado uma resolução, “certo da importância deste equipamento não só para a escola, mas para a população da freguesia”, que poderá usufruir destas instalações.

Homenagem aos profissionais aposentados
Num dia de partilha e reflexão sobre educação, a Receção à Comunidade Educativa ficou igualmente marcada por uma homenagem ao pessoal docente e não docente e educadores de infância aposentados este ano.
Reconhecendo o seu papel na construção de Palmela, enquanto território educador, o município agradeceu, desta forma, o "elevado espírito de missão destes profissionais que, ao longo de décadas, contribuíram para a formação de várias gerações da população". 
Para receber esta homenagem, marcaram presença na sessão o Professor do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, Fernando António Calouro, a Assistente Operacional do Agrupamento de Escolas de Palmela, Maria Lionisa Pardal, e a Educadora de Infância do Agrupamento de Escolas de Palmela, Maria Manuela Fernandes.
Aposentaram-se ainda este ano Maria Leonor Canelas (professora do Agrupamento de Escolas de Palmela), Maria Rendeira Costeira (professora do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos), Ana Simão Nunes (assistente operacional da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhal Novo), Cidália Glórias (assistente operacional da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhal Novo), Clorinda da Silva (assistente técnica da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhal Novo), Lisete Oliveira Duarte (assistente técnica da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhal Novo) e Maria Rosa Grilo Figueira (assistente técnica da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhal Novo).

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 


Comentários