Drive-thru para rastreio de covid-19 no Seixal

Autarquia  lança serviço para combater  a pandemia no concelho 

Já está em funcionamento, no parque de estacionamento do Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, na Cruz de Pau, freguesia de Amora, um centro de rastreio covid-19 drive thru, o primeiro deste género no distrito de Setúbal.  Segundo informação do município, o espaço "destina-se apenas a utentes em viatura automóvel, sendo o teste feito com o utente dentro da mesma, através da janela parcialmente aberta". O centro, a cargo de um laboratório privado, foi concretizado em parceria com a Câmara do Seixal, que cedeu o espaço e está a prestar apoio logístico para o seu funcionamento. Na última semana, o concelho registou mais 147 casos positivos.  O Seixal tem, desde o inicio da pandemia, 1603 pessoas a quem já foram diagnosticadas o covid-19. É o segundo concelho com mais casos a seguir a Almada. 

Fazer teste de covid-19 no carro é possível na Cruz de Pau


A propósito deste novo centro, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos explica que, com o número crescente de casos no concelho, na região e no país, o município decidiu mobilizar mais meios para a resposta à população. “Assim, estabelecemos esta resposta com este centro de rastreio, para que utentes do SNS, com seguro de saúde ou que queiram fazer o teste, possam fazê-lo sem sair do automóvel, com maior segurança”, sublinha o autarca que garante ainda que "o Seixal está, uma vez mais, na linha da frente". 

O centro de rastreio covid-19 drive thru, a cargo de um laboratório privado, conta com o apoio da Câmara do Seixal, que cedeu o equipamento municipal e está a prestar apoio logístico para o seu funcionamento.
No local, o presidente da autarquia anunciou ainda que, em Novembro, a Comissão Municipal de Proteção Civil, em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, irá proceder à montagem de uma Área Dedicada para Doentes Respiratórios no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento. Esta unidade "permitirá a avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda que, pela gravidade dos sintomas, necessitem de avaliação médica presencial", afirma o autarca. 
O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24, pelas unidades de saúde familiares ou unidades de cuidados de saúde personalizados. Caso haja suspeita de covid-19, o doente é encaminhado para a realização do teste de rastreio.
Os testes requerem marcação obrigatória através do telefone 220 125 001 e podem ser realizados de segunda a sexta-feira, entre as nove e as 13 e as 14 e as 18 horas.

Saiba como funciona o teste de rastreio
Primeiro, durante a marcação telefónica o utente terá de informar o seu número de cartão de cidadão e a matrícula do veículo em que irá efetuar o teste; no centro de recolha existe uma linha definida em que os carros aguardam a sua vez; chegado ao local, o utente mantém a janela fechada, comunicando com a equipa via telemóvel para preencher a ficha de utente. O número de contacto será disponibilizado no local; de seguida, os profissionais de saúde procedem à recolha de colheita rápida com uma zaragatoa.
Os resultados são enviados por email e ou por SMS num prazo de 24 a 72 horas. Para os utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde ou com prescrição médica da ARS o teste é gratuito. A Medis, Multicare, Advancecare e Allianz comparticipam este teste a 100 por cento. Não é aceite pagamento em dinheiro.
No caso de ter um teste positivo para a covid-19, isto significa "doença ou estado de portador do vírus. Deve contactar o médico assistente, isolar-se e evitar contactar quem o rodeia, para evitar a disseminação da doença. No caso de ser responsável por cuidar de alguém, informe-se com a sua Autoridade de Saúde", explica a autarquia.

Comentários