"Cowboy de Pegões" foi rei da montanha no Giro de Itália

Rúben Guerreiro é o vencedor da camisola azul e líder da montanha 

O cowboy de Pegões Velhos (Rúben Guerreiro) e o pantera das Caldas (João Almeida) deram que falar na Volta a Itália. Ambos jogaram futebol, ambos entraram no ciclismo pelo BTT e ambos fizeram história. João vestiu a rosa por 15 dias e acabou em quarto lugar e Rúben ganhou uma etapa e é dono da azul de rei da montanha de uma das mais difíceis provas de ciclismo do mundo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, já felicitaram os ciclistas portugueses. A Câmara do Montijo também já anunciou que irá propor a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho a Rúben Guerreiro pelo desempenho extraordinário na Volta a Itália deste ano. O ciclista, que já é conhecido por "cowboy de Pegões", conseguiu vencer uma das principais classificações, a da montanha, um feito inédito para o ciclismo português, além de triunfar na nona de 21 etapas.
Ciclista de Pegões brilha nas montanhas italianas  

É benfiquista, gosta de pôr música para os amigos e "podia ser forcado". No Giro 2020, tornou-se no primeiro português a conseguir uma camisola de líder da montanha numa grande volta.
Na primeira corrida que fez como federado foi desclassificado. Esta foi apenas uma das adversidades por que Rúben Guerreiro teve de passar antes de se tornar o primeiro português a conseguir uma camisola de líder da montanha numa das provas mais difíceis do ciclismo mundial. Aprendeu tudo numa velha pasteleira. 
O ciclista de Pegões Velhos, no concelho do Montijo, Ruben Guerreiro assumiu que vencer a classificação da montanha da Volta a Itália em bicicleta, que terminou este domingo, em Milão, é “uma grande motivação” para continuar a evoluir.“Foi um Giro tão difícil... Não tenho mais força. Consegui acabar. Ontem [sábado], desfrutei da etapa, com os homens da geral. Desfrutei destas três semanas, que foram um grande esforço da organização, a quem agradeço. Foi uma ótima corrida”, explicou o ciclista português, após subir ao pódio.
Aos 26 anos, Guerreiro venceu uma etapa, quebrando um ‘jejum’ de 31 anos sem vitórias portuguesas na ‘corsa rosa’, e tornou-se no primeiro português a vencer uma das quatro classificações principais de uma grande Volta.
“A equipa fez um Giro muito bom, com duas vitórias em etapa e a ‘maglia azzurra’. É uma grande motivação para mim ter ganho”, disse o ciclista. 
Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de voltar à prova, mas para disputar a camisola rosa, o português resguardou-se e disse apenas que “é difícil dizer”.
“No ciclismo nunca se sabe. Tenho-me sentido melhor e mais forte com o passar dos anos, ainda não sou velho. Um dia, quem sabe? Agora, é desfrutar deste dia e depois preparar a próxima temporada”, comentou.
Amigo de há vários anos do vencedor da geral final, o britânico Tao Geoghegan Hart, Guerreiro revelou ainda que lhe tinha dito “que ia ter o momento dele na terceira semana”, até porque o escocês ficou “feliz” quando Ruben venceu em Roccaraso, na nona etapa.
“Queria ter visto também o João [Almeida, quarto na geral final] no pódio... Mas ambos os meus amigos fizeram uma grande corrida, e estou orgulhoso deles”, afirmou.
O outro português, João Almeida, liderou durante 15 dias a geral da ‘corsa rosa’, acabando no quarto posto, a melhor classificação de sempre de um ciclista português, e Ruben Guerreiro conseguiu vencer uma das principais classificações, a da montanha, um feito inédito para o ciclismo português, além de triunfar na nona de 21 etapas.
No final da prova, confessou à RTP que já tem os olhos postos na Volta a França.

Marcelo e Costa felicitam ciclistas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje João Almeida (Deceuninck-QuickStep), quarto na geral final da Volta a Itália, e Ruben Guerreiro (Education First), vencedor da classificação da montanha, por terem feito “duas prestações extraordinárias”.
Numa nota publicada no sítio ‘online’ da Presidência, é notado que os dois ciclistas “fizeram história com duas prestações extraordinárias que durante as últimas três semanas empolgaram todos os portugueses”.
“Estes registos constituem a melhor prestação de sempre de ciclistas portugueses no Giro, fizeram jus à história do ciclismo nacional, honraram o nome de Portugal e merecem o reconhecimento do Presidente da República”, pode ler-se na nota.
O mesmo fez o primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje João Almeida e Ruben Guerreiro, vencedor da classificação da montanha, destacando o dia histórico e de orgulho para o ciclismo português.
“As minhas felicitações a João Almeida, pelo resultado histórico, e a Ruben Guerreiro, pela conquista da camisola azul. Dia histórico, de orgulho para o ciclismo português”, escreveu na sua conta na rede social Twitter. Segundo António Costa, foi com “grande emoção” que acompanhou a dupla portuguesa no Giro. 
A 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta terminou este domingo, com a vitória do britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), após a conclusão do contrarrelógio individual da 21.ª etapa, em Milão.

Medalha de Ouro do Concelho a Rúben Guerreiro
A Câmara do Montijo irá propor a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho a Rúben Guerreiro pelo desempenho extraordinário na Volta a Itália 2020. A indicação está incluída no voto de saudação ao ciclista, apresentado pelo presidente da câmara, Nuno Canta, e aprovado por unanimidade, durante a reunião ordinária de 14 de Outubro, no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida.
Em nome da autarquia, Nuno Canta congratulou o ciclista montijense pela vitória na nona etapa do Giro d’ Itália, no passado dia 11 de Outubro, uma das mais importantes e históricas competições de ciclismo no mundo. 
Atualmente na equipa EF Pro Cycling, esta foi a sua primeira vitória numa etapa de uma prova do World Tour Cycling, tendo assumido, igualmente, a liderança da camisola azul referente à classificação geral da montanha. Esta foi apenas a segunda vez que um ciclista português vence uma etapa no Giro.
Rúben Guerreiro é um jovem atleta do Montijo, residente em Santo Isidro de Pegões, que "tem vindo a conquistar o seu espaço na elite do ciclismo internacional, o que é um motivo de enorme orgulho para o Montijo", disse Nuno Canta.
A autarquia recorda que, em 2019, a Câmara do Montijo distinguiu o atleta com o Troféu de Mérito Desportivo. "Com este feito histórico, Rúben Guerreiro contribuiu para engrandecer o desporto nacional e honrar o Montijo e os montijenses", sublinha o presidente do município.  

Comentários