Bárbara fustigou concelhos de Setúbal e Almada

Chuva intensa provocou inundações e quedas de árvores no distrito de Setúbal

A depressão Bárbara continua a fazer estragos em todo o território nacional, com especial incidência no Centro do país. Nas cidades de Setúbal e Almada, há registo de várias inundações e queda de árvores.  Em Setúbal, o comandante distrital da Proteção Civil, Elísio Oliveira, contou que há várias ocorrências na cidade. "Oitenta ocorrências no distrito de Setúbal. O concelho de Setúbal é o mais afetado, seguido de Almada. Não se registaram ocorrências de maior gravidade, prendem-se com situações de inundação", explica. O comandante distrital da Proteção Civil fala em sarjetas entupidas e queda de árvores. Também foram registadas inundações em Palmela, Moita e Barreiro. Nas próximas horas o tempo irá melhorar mas a depressão Bárbara vai andar por aí até às 23h59 de quarta-feira, onde o alerta será laranja. 
Bárbara provoca queda de andaime em Setúbal 


O mau tempo que se faz sentir desde a tarde desta segunda-feira provocou a queda de um andaime de grandes dimensões na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, cortando a circulação automóvel. Não há registo de viaturas atingidas nem feridos.
O mau tempo em Setúbal provocou o derrube de um andaime que estava a ser usado em obras de recuperação na avenida Luísa Todi, em Setúbal - local onde ocorreram cerca de 60 ocorrências.
No local estiveram presentes agentes da PSP e membros dos bombeiros voluntários e Sapadores de Setúbal.
A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos do sul do país.
Em conferência de imprensa realizada após a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, realizada na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o ministro da Administração Interna precisou que as 654 ocorrências devido ao mau tempo envolveram cerca de 2.200 operacionais e não havia registo de "ocorrências particularmente graves".
Os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre e Castelo Branco estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de chuva forte, na sequência da depressão Bárbara. Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera alargou o alerta aos distritos de Évora, Faro e Beja,
O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o  Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.
Segundo o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a intensidade da chuva e do vento esperados podem ocasionar quedas de árvores e inundações urbanas.
“Gostaria de deixar um conselho à população no sentido de que evitem fazer deslocações que não sejam absolutamente necessárias, isto porque as vias vão estar muito perigosas com lençóis de água, pelo que não se recomenda passar pois podem estar a ocultar tampas levantadas, buracos ou obstáculos”, destacou.

Autoridades aconselham condução defensiva 
O comandante recomendou ainda a população a evitar passar por zonas arborizadas devido ao perigo de queda de árvores ou ramos de grandes dimensões.
“Se tiverem mesmo de conduzir, devem evitar as zonas inundadas e manter uma condução defensiva, ou seja, com velocidade reduzida e a distância de segurança para o veículo da frente”, sublinhou.
Os distritos estão sob aviso vermelho devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente e ocasionalmente acompanhada de trovoada e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.
O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o  Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.
O estado de alerta laranja, ativado quando o grau de risco é elevado e é expectável uma situação de perigo com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança, vai estar em vigor até às 23h59 de quarta-feira.

Comentários