Almada vai ter uma nova unidade móvel de saúde

Miguel Oliveira apadrinha unidade móvel de saúde que vai andar pelos bairros mais "desfavorecidos do concelho"

A Câmara de Almada vai inaugurar, no dia 2 de Outubro, na Praça da Portela, no Laranjeiro, a unidade móvel de saúde “Dar + Saúde à Saúde”. A apadrinhar o acontecimento, segundo informa o município, estará o piloto almadense de MotoGP, Miguel Oliveira. Na mesma ocasião, será assinado um protocolo de colaboração, entre a Câmara  de Almada e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo  através do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal. Promover a vigilância da saúde, promover a vacinação, encaminhar situações de risco e despiste à imunidade ao novo cornavirus, são algumas das finalidades desta unidade móvel de saúde que irá andar junto da população mais vulnerável do concelho. 
Autarquia quer dar mais saúde a pessoas desfavorecidas 


Enquanto entidade parceira, o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal ficará responsável por assegurar a disponibilidade dos respetivos profissionais de saúde, para implementar o projeto no terreno, bem como garantir o material de desgaste necessário às atividades a desenvolver.
O “Dar + Saúde à Saúde” é um projeto de "intervenção comunitária, com recurso a uma unidade móvel, que visa a promoção da saúde de grupos vulneráveis em contexto comunitário", explica o município de Almada em comunicado.
Enquadra-se, diz a autarquia gerida por Inês de Medeiros, "numa estratégia municipal de saúde, preconizada pela Organização Mundial de Saúde, sob orientação do Ministério da Saúde e promovida localmente pela autarquia, em colaboração com as instituições do concelho". 
A unidade móvel destina-se à "população em geral, com especial enfoque nos grupos vulneráveis que habitam nos territórios de maior vulnerabilidade", realça a Câmara de Almada. 
Assim, esse veiculo dedicado à saúde, vai andar pelos bairros mais "desfavorecidos do concelho", onde a população pode ter acesso à "cobertura vacinal da população que eventualmente não se encontre integrada no Serviço Nacional de Saúde, com especial enfoque na população migrante". Servirá ainda para "identificar e encaminhar situações de risco" e "promover rastreios, nomeadamente o rastreio do cancro de pele, junto à praia, imunidade do covid-19 e todos os outros que os técnicos de saúde possam referenciar". 
Promover a vigilância da saúde, promover o autocuidado e a corresponsabilização em saúde e aumentar a literacia em saúde são outras das finalidades desta unidade móvel de saúde. 

Agência de Notícias  

Comentários