Almada com festival dedicado à leitura de contos no sábado

 

Rio de Contos está de volta para incentivar a narração oral

No sábado acontece o Rio de Contos - VI Encontro de Narração Oral de Almada. Em 2020, a "iniciativa decorre em formato digital e presencial, com sessões de narração oral que irão deliciar quem as escutar", diz a autarquia de Almada.  Durante este dia, haverá a oportunidade de ouvir narradores profissionais, com a moderação de Miguel Horta e Maria José Vitorino. O Rio de Contos - Encontro de Narração Oral está de volta a Almada para "valorizar a leitura e os livros". Durante um dia, fazem-se sessões grátis de narração de contos e histórias. Durante cada uma das sessões, será assegurada a interpretação em língua gestual portuguesa.
Almada com programa que incentiva leitura

Acontece há já alguns anos e está de regresso esta semana com a sua sexta edição. Com o objetivo de promover, explica a Câmara de Almada, "a importância da leitura e da literatura junto da comunidade local, assim como o da expressão da palavra e da voz".
O festival Rio de Contos – Encontro de Narração Oral de Almada decorre este sábado, dia 17, com várias sessões de narração de histórias e contos, com entrada livre.
A iniciativa cultural, organizada pela autarquia, tem lugar no Fórum Romeu Correia, no centro almadense, desta vez com sessões em formato presencial, com limitação de 20 pessoas por cada leitura, mas também com transmissão digital via Zoom, para que qualquer pessoa possa ouvir as histórias que serão contadas por vozes de narradores profissionais como Ana Sofia Paiva, Luís Carmelo, Paula Carballeda, Patrícia do Carmo, Ricardo Ávila, Thomas Bakk e Válter Peres. 
A estes junta-se a equipa de narradoras da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, Ana Figueiras, Cláudia Pulquério, Paula Salema e Telma Marreiros.
As sessões do Rio de Contos decorrem ao longo de todo o dia, entre as 11 e as 17 horas, e em todas será assegurada a interpretação em língua gestual portuguesa. 
Lembre-se que a Câmara de Almada tem um programa municipal de voluntariado da leitura tem por objetivo "criar uma bolsa de voluntários da leitura no concelho de Almada, os quais possam vir a prestar apoio aos alunos com dificuldades de leitura que frequentem as escolas do 1º ciclo do concelho", refere a autarquia. 
Os voluntários da leitura "são pessoas que disponibilizam generosamente algum do seu tempo para promover o prazer de ler", sublinha o município.  O voluntário da leitura poderá ser "um dos mais importantes mediadores da leitura, muitas vezes em contexto de tutoria, que, ativamente, pode ajudar a promover momentos aprazíveis de fruição da leitura junto de crianças, jovens e adultos". conclui a Câmara de Almada. 

O programa do Rio de Contos 
11h00 | Abertura Rio de Contos
11h15 | Contos pela Manhã (presencial e com transmissão em direto com inscrição prévia)
Luís Carmelo, Ana Sofia Paiva, Ricardo Ávila, Patrícia do Carmo, com Miguel Horta
15h00-16h30 | Contar entre nós (presencial com inscrição prévia para cada sessão)
Contadoras da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada
Ana Figueiras, Cláudia Pulquério em colaboração com Ricardo Ávila (marionetas); Paula Salema, Telma Marreiros
17h00 | Contos pela Tarde (presencial e com transmissão em direto com inscrição prévia)
Thomas Bakk, Paula Carballeira, Válter Peres, Miguel Horta, com Maria José Vitorino. 

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários