Vem aí a Semana do Choco (frito e não só) em Setúbal

Choco em grande em semana gastronómica até 11 de Outubro

O choco, uma das bandeiras gastronómicas mais conhecidas de Setúbal, recebe destaque especial nas ementas do concelho, entre esta sexta-feira e 11 de Outubro, numa semana gastronómica que encerra com uma sessão de degustação comentada. Um total de 59 espaços de restauração do concelho integram a Semana do Choco, durante a qual incluem nas ementas receitas em que o choco é o ingrediente dominante, com propostas que vão muito para lá do famoso prato de choco frito. A Semana do Choco é organizada pela Câmara Municipal, através do programa de promoção de gastronomia local “Setúbal Terra de Peixe”, com os apoios de empresas da região. Prove o choco frito à setubalense, claro, mas também as outras versões que cada espaço quiser ter na ementa. O molusco típico pode ser assado, com ou sem tinta; ensopado em caldeirada; estufado; ou numa feijoada de ovas, entre outras formas. É só ir e deliciar-se. 
Festival de sabores a choco arranca a 2 de Outubro

Toda a gente sabe que, além do peixe assado, boas praias e paisagens incríveis, a cidade é conhecida pelo choco frito, o grande protagonista da gastronomia setubalense. Em cada rua, em cada avenida há um restaurante com receitas do prato típico da região, acompanhado com batata frita, e em alguns casos, molhos especiais.
Por isso, se gosta de choco, há  notícias saborosas.  A semana gastronómica do choco está de volta a Setúbal entre os dias 2 a 11 de Outubro. Mais uma vez 59 restaurantes do concelho vão incluir na ementa receitas à base do molusco  mais famoso da região, das tradicionais às mais elaboradas. 
Entre os espaços aderentes a esta iniciativa, estão a 490 Taberna STB, Bombordo, A Barreira, Café com C, A Casa do Peixe, Cais 56, A Vela Branca, Cantinho dos Barris, Adega do Zé, Casa Morena, Adega dos Garrafões, Churrasquinho do Sado, Adega Leo do Petisco, Copa D’Ouro, Água Salgada, Estrela do Sado, Antóniu’s, Ferribote, Baluarte do Rio, Flórida, O Douradinho, O Escondidinho, O Pescador II, Restaurante Ó Manel e Restaurante Velho Lídia.
A Restinguinha, O Petisco, Ribeirinha do Sado, O Praxedes, Sangue na Guelra, O Ramila, Sem Horas, Forno da Lotta, In Sado, O Tavira, Oficina do Peixe, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Mar Azul, Martroia, Peixe no Largo, Tasca da Avenida, Tasca do Choco, Museu do Choco, Petisqueira do Manel, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Pinga Amor 2, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, Rebarca, República Azeitão, Restaurante Baía, Restaurante Barmar O Alface, O Convés e o Verde e Branco são outros dos restaurantes da lista.
O festival termina no dia 11, às 18 horas, na Casa da Baía, com uma degustação comentada pelo chef Luís Machado. A sessão, organizada pela autarquia e a Docapesca, é de participação gratuita, embora com lotação limitada por causa da covid-19 e já está esgotada.
O objetivo dos festivais gastronómicos, dinamizados pela Câmara Municipal têm como objetivo "divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover Setúbal enquanto destino turístico de excelência", explica a autarquia de Setúbal. Este ano já decorreram as semanas da sardinha, do carapau e da ostra.


Comentários