Baixa da Banheira está a ganhar uma nova mobilidade

Intervenção no núcleo urbano da vila continua a ser uma das "prioridades" da Câmara da Moita

Em reunião pública, a Câmara  da Moita foi aprovada, por maioria, a adjudicação da empreitada de “estruturação de corredor urbano da Avenida 1º de Maio na Baixa da Banheira” pelo valor global de um milhão 775 euros e com um prazo de execução de 450 dias.  Trata-se, diz a autarquia da Moita, "de uma grande intervenção em toda a extensão da avenida, que prevê, entre outros aspetos, o seu reperfilamento, a construção de duas rotundas, de vias cicláveis e áreas de estacionamento". Neste verão, o município da Moita, já tinha anunciado a "conversão viária da ex-estrada nacional 11-1, na Baixa da Banheira". Trata-se de um investimento de cerca de um milhão e meio de euros com o objetivo maior de requalificar a "principal ligação entre Moita e Barreiro".
Câmara está a requalificar a vila da Baixa da Banheira

A intervenção no núcleo urbano da Baixa da Banheira continua a ser uma das "prioridades" da Câmara da Moita. O objetivo da autarquia é "incentivar as deslocações quotidianas a pé, potenciando, em simultâneo, a revitalização do comércio tradicional".
De acordo com a Câmara da Moita, a "requalificação de áreas públicas pedonais, integrando mobiliário urbano, plantações e redes de rega e as redes de drenagem de águas pluviais e domésticas e de abastecimento de água, bem como a reformulação das infraestruturas elétricas, de telecomunicações e da iluminação pública que colidam com a obra viária". 
A requalificação de "passeios e de acessos aos arruamentos adjacentes, bem como a instalação de mobiliário urbano, fazem igualmente parte desta empreitada", adianta o município que quer dar "uma nova mobilidade urbana" a uma das principais artérias da vila.
A obra estruturante prevista para a Baixa da Banheira vai consistir no “perfilhamento da Avenida 1º de Maio, numa extensão de cerca de 1,7 Km, desde a Rotunda das Fontaínhas até ao cruzamento que antecede o viaduto, situado junto à estação ferroviária de Alhos Vedros.
Nesta operação, segundo a câmara municipal, integra-se ainda a “ligação pedonal e ciclável entre a Avenida 1º de Maio” e a estação, através da Rua Henrique Galvão. 
A intervenção numa das principais avenidas da Baixa da Banheira, faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do município e serão cofinanciadas pelo Feder, no âmbito da candidatura que foi apresentada por aquela autarquia ao Programa Operacional Regional de Lisboa

Antiga estrada nacional 11 vai ser requalificada

Neste verão, o município da Moita, já tinha anunciado a "conversão viária para zona 30 da ex-estrada nacional 11-1, na Baixa da Banheira". Trata-se de um investimento de cerca de um milhão e meio de euros. 
Esta obra tem como objetivo requalificar a "principal ligação entre Moita e Barreiro" e controlar o tráfego automóvel, "através da redução da velocidade e criação de baias de paragem de autocarro fora da faixa da rodagem", disse a autarquia na altura.
Nesta intervenção também está contemplado "o aumento dos lugares de estacionamento e das áreas de passeio, bem como a melhoria das condições das infraestruturas existentes e das condições arbóreas", explicou a autarquia liderada por Rui Garcia.
A área de intervenção, com cerca de 2,8 hectares, abrange a extensão desde a Rotunda do Emigrante até ao entroncamento com a Rua Henrique Amado.
O programa municipal de repavimentações representa "um investimento superior a dois milhões de euros", no âmbito do qual a autarquia desenvolveu um "levantamento dos arruamentos municipais, que necessitam de ser reabilitados no curto e médio prazo", conta a Câmara da Moita.


Comentários