António Costa quer acelerar aeroporto do Montijo

Governo garante que pandemia não vai “alterar um projeto necessário há mais de 50 anos”

Dar andamento ao projeto do aeroporto do Montijo é uma das prioridades do Governo para acelerar a recuperação do turismo quando acabar a pandemia do coronavirus. "Temos trabalhado com a ANA e o município da Moita para que nada justifique atrasos no calendário estabelecido e podermos ter um novo aeroporto em Lisboa para o que será a procura pós-covid", garantiu o primeiro-Ministro, António Costa, na conferência da Confederação do Turismo de Portugal que decorre esta segunda-feira em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, sob o tema 'Turismo Pós-covid'. 

Governo quer aeroporto para a retoma do turismo

Na V Cimeira do Turismo Português, António Costa frisou anda que "não será uma pandemia a alterar um projeto considerado necessário há mais de 50 anos" e que o "turismo pós-covid vai ser seguramente um bom sector de atividade num país que é o melhor destino do mundo há três anos consecutivos".
Mas António Costa reconheceu que "o problema é como chegar ao pós-covid", numa crise em que não se sabe "quanto tempo vai durar" e que "atingiu brutalmente as empresas de turismo". 
Para o primeiro-ministro, a prioridade de momento é "preservar o mais possível os ativos deste sector". "Precisamos de empresas para recuperar a atividade em pleno, tal como não podemos deixar perder os seus recursos qualificados". 
Acelerar o novo aeroporto de Lisboa, como defendeu António Costa, num momento em que a aviação está mais paralisada devido à pandemia mas a pensar no pós-covid, é aplaudido pelo sector do turismo. "Precisamos de imediato de começar a trabalhar na construção do aeroporto do Montijo", considerou por seu turno Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.
O governo está também a preparar uma flexibilização da medida de apoio à retoma, que veio substituir o layoff simplificado, bem como uma iniciativa que permitirá reaver parte do IVA dos serviços de turismo e restauração, adiantou o primeiro-ministro. António Costa referiu que, tendo em conta a evolução da economia, está a “preparar a flexibilização da medida de apoio à retoma, sucedâneo do layoff simplificado”, sem adiantar mais detalhes.

Comentários